Especificaciones y análisis del Dacia Sandero
Potência
68CV
Torque
160Nm
Consumo
4.5l/100
Emissões
120g/km
0-100 km/h
15s
Vel. Máx.
157km/h
Peso
1165kg
Preço
9,565€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 5v
FWD
5 / 5 portas
320 L
50 L
50 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Dacia Sandero Ambiance 1.5 dCi 70 CV (2008-2010)
Descrição geral
O Dacia Sandero de 2008 não foi apenas um carro, foi uma autêntica revolução silenciosa. Chegou para demonstrar que ter um veículo novo, espaçoso e fiável não era um luxo inalcançável. Para muitas famílias, representou a oportunidade de ter um carro novo pela primeira vez, uma porta de entrada para uma mobilidade sem amarras e com a tranquilidade de uma garantia, tudo isto envolto numa proposta de uma honestidade avassaladora.
Experiência de condução
Pôr-se ao volante do Sandero 1.5 dCi é uma experiência de pura simplicidade. Os seus 68 cavalos não procuram rasgar o asfalto, mas sim levar-te ao teu destino com uma eficiência e calma surpreendentes. O motor diesel, embora modesto em potência, empurra com uma vontade admirável desde baixas rotações, e o seu som é o de um trabalhador incansável. A suspensão, pensada para todo o tipo de estradas, transmite uma sensação de robustez que inspira confiança, enquanto a direção e a caixa de velocidades manual te conectam com a mecânica de uma forma direta e sem filtros, recordando-te a essência da condução.
Design e estética
O seu design é um hino à funcionalidade. Cada linha e cada volume são justificados pela necessidade de maximizar o espaço e a praticidade. Não há adornos supérfluos nem pretensões estéticas; a sua beleza reside no seu propósito. Com uma altura generosa e formas simples, projeta uma imagem de carro robusto e preparado para o dia a dia, com uma bagageira de 320 litros que envergonhava modelos muito mais caros. É um design que não envelhece porque nunca pretendeu estar na moda, mas sim ser útil.
Tecnologia e características
A tecnologia neste Sandero é a da simplicidade inteligente. Não encontrarás ecrãs táteis nem assistentes de condução avançados. O seu equipamento focava-se no estritamente necessário para uma viagem confortável e segura na sua época. No entanto, a sua maior proeza tecnológica esconde-se sob o capô: o motor 1.5 dCi da Renault, uma joia da engenharia pela sua fiabilidade lendária e pelo seu consumo ridiculamente baixo. A verdadeira tecnologia deste carro é a sua capacidade de durar e gastar pouco.
Concorrência
No momento do seu lançamento, o Dacia Sandero jogava numa liga própria. Por um preço a rondar os 9.500 euros, não existia nenhum outro carro novo que oferecesse a sua combinação de cinco portas, cinco lugares reais e uma bagageira tão capaz. Os seus rivais não eram outros carros novos do seu tamanho, mas sim o mercado de segunda mão. Obrigou a concorrência a repensar as suas estratégias e foi o precursor de uma nova era de veículos de baixo custo, mas de alta dignidade.
Conclusão
O Dacia Sandero 1.5 dCi de 2008 é muito mais do que um carro barato; é a materialização da compra inteligente. Um veículo que coloca a substância acima do artifício e a fiabilidade acima da opulência. Representa a tranquilidade de saber que tens um companheiro leal, económico e capaz de enfrentar qualquer rotina sem se queixar. É um carro que conquista o carinho não pelo que aparenta, mas pelo que dá, que é, simplesmente, tudo o que precisas.




