Especificaciones y análisis del Dacia Sandero
Potência
68CV
Torque
160Nm
Consumo
4.5l/100
Emissões
120g/km
0-100 km/h
15s
Vel. Máx.
157km/h
Peso
1165kg
Preço
10,325€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 5v
FWD
5 / 5 portas
320 L
50 L
50 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Dacia Sandero Laureate 1.5 dCi 70 CV (2010-2011)
Descrição geral
O Dacia Sandero de 2008 irrompeu no mercado como uma revelação, uma promessa de mobilidade acessível e honesta. Este carro não pretendia encantar com luxos, mas conquistar com inteligência, oferecendo um espaço e uma funcionalidade surpreendentes por um preço que desafiava toda a concorrência. É o veículo que democratizou o carro novo, um companheiro fiel para o dia a dia.
Experiência de condução
Ao volante, o Sandero com o seu motor 1.5 dCi de 68 cv transmite uma sensação de simplicidade e propósito. Não espere uma aceleração fulminante; os seus 15 segundos para atingir os 100 km/h convidam a uma condução tranquila. No entanto, o motor diesel mostra-se voluntarioso a baixas rotações graças ao seu binário de 160 Nm, tornando a condução na cidade uma tarefa fácil. A caixa manual de 5 velocidades é precisa e a suspensão, embora simples, absorve bem as irregularidades, priorizando o conforto sobre a desportividade. É um carro que o leva ao seu destino sem complicações, com uma honestidade mecânica que se sente em cada quilómetro.
Design e estética
O seu design é um hino à funcionalidade. As linhas do Sandero são simples, sem adornos desnecessários, projetando uma imagem de robustez e pragmatismo. A sua carroçaria de 5 portas e uma altura considerável facilitam o acesso e prometem um interior espaçoso, uma promessa que cumpre com sobras, especialmente com a sua bagageira de 320 litros, digna de um segmento superior. Por dentro, os materiais são duros e pensados para durar, não para impressionar. Cada elemento está no seu lugar por uma razão, criando um ambiente sem distrações, focado no essencial.
Tecnologia e características
A tecnologia no Sandero Laureate foca-se no imprescindível para a época. Esqueça os ecrãs táteis ou assistentes complexos. Aqui encontramos elementos funcionais como a direção assistida, ar condicionado e um sistema de áudio básico. O verdadeiro coração tecnológico reside sob o capô: o seu motor diesel de injeção direta common rail, um propulsor de origem Renault que se revelou uma referência em eficiência, alcançando um consumo combinado de apenas 4,5 litros aos 100 km.
Concorrência
No seu lançamento, o Dacia Sandero enfrentou gigantes estabelecidos como o SEAT Ibiza, o Ford Fiesta ou o seu primo, o Renault Clio. Enquanto estes concorrentes ofereciam mais requinte e opções de equipamento, nenhum conseguia igualar a imbatível relação entre preço, espaço e custo de manutenção do Sandero. Tornou-se a alternativa inteligente para quem valorizava o pragmatismo acima do status.
Conclusão
O Dacia Sandero 1.5 dCi não é um carro que se escolhe com o coração, mas com a cabeça, e mesmo assim, é capaz de gerar um profundo sentimento de satisfação. É a compra inteligente, a prova de que não é preciso um grande desembolso para ter um transporte fiável, espaçoso e extraordinariamente económico. Representa a liberdade de se mover sem amarras, um símbolo da mobilidade essencial que cumpre a sua promessa com uma honestidade e uma fiabilidade que deixam marca.




