Citroën Xantia 2.0 HDi 90 CV Plaisir Plus (2000-2002)

1998
Gasóleo
FWD
Manual 5v
Citroën Xantia - Vista 1
Citroën Xantia - Vista 2
Citroën Xantia - Vista 3
Citroën Xantia - Vista 4

Especificaciones y análisis del Citroën Xantia

Potência

90CV

Torque

196Nm

Consumo

5.6l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

12.7s

Vel. Máx.

178km/h

Peso

1365kg

Preço

20,024

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

437 L

Tanque

65 L

Potência

66 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima90 CV / 66 kW
Torque máximo196 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque65 L
Porta-malas437 L

Análise detalhada do Citroën Xantia 2.0 HDi 90 CV Plaisir Plus (2000-2002)

Descrição geral

O Citroën Xantia 2.0 HDi não é apenas uma berlina do seu tempo; é o porta-estandarte de uma filosofia que priorizava o conforto absoluto. Numa era de transição para o automóvel, este modelo representou o culminar da lendária suspensão hidropneumática da Citroën, combinada com a eficiência e suavidade dos revolucionários motores HDi. Foi um carro que cativou famílias e viajantes pela sua capacidade de tornar qualquer viagem numa experiência prazerosa e serena.

Experiência de condução

Conduzir um Xantia é como deslizar num tapete mágico. A sensação de flutuar sobre o asfalto, alheio a buracos e irregularidades, é algo que nos marca para sempre. O motor HDi de 90 cavalos, sem ser um prodígio de velocidade, empurra com uma suavidade e um binário a baixas rotações que o tornam o companheiro ideal para longas viagens. Não é um carro para procurar emoções fortes numa curva, mas para redescobrir o prazer de viajar sem stress, sentindo como o carro cuida de si a cada quilómetro.

Design e estética

Desenhado por Bertone, o Xantia possui uma elegância intemporal. A sua linha fluida e aerodinâmica, com uma traseira perfeitamente integrada, transmite uma sensação de equilíbrio e distinção. Não é um design que grita, mas que sussurra qualidade e bom gosto. Por dentro, o espaço é generoso e os materiais, embora sóbrios, são feitos para durar. Cada comando está no seu lugar, criando um ambiente acolhedor e funcional que convida a passar horas ao volante.

Tecnologia e características

A verdadeira magia do Xantia reside na sua suspensão Hydractive. Um sistema capaz de manter o carro a uma altura constante independentemente da carga e de filtrar o mundo exterior com uma eficácia espantosa. Era tecnologia de vanguarda ao serviço do bem-estar. A isto junta-se o motor 2.0 HDi, um dos pioneiros da injeção direta common-rail, que representou um salto quântico em refinamento, consumo e prazer de utilização para os motores a diesel da época.

Concorrência

No seu caminho, encontrou concorrentes de peso como o Ford Mondeo, o Opel Vectra ou o Renault Laguna. O seu rival mais direto, talvez, tenha sido o seu primo Peugeot 406, com quem partilhava o excelente motor HDi e um grande conforto de condução. No entanto, nenhum deles conseguia oferecer a experiência de condução única e o conforto soberano proporcionado pela suspensão hidropneumática do Xantia. Estava, simplesmente, noutra liga em termos de qualidade de rolamento.

Conclusão

O Citroën Xantia 2.0 HDi é um carro que deixa a sua marca. É a materialização de uma forma de entender o automóvel que hoje parece perdida, onde o conforto e o bem-estar do passageiro eram a lei suprema. Um veículo fiável, incrivelmente económico e com uma personalidade única que o torna um clássico moderno. Quem teve um, recorda-o com um carinho especial; quem o conduz pela primeira vez, descobre porque é que a Citroën foi uma marca tão lendária.