Especificaciones y análisis del Citroën Xantia
Potência
90CV
Torque
196Nm
Consumo
5.6l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
12.7s
Vel. Máx.
178km/h
Peso
1365kg
Preço
20,024€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 5v
FWD
5 / 5 portas
437 L
65 L
66 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën Xantia 2.0 HDi 90 CV Plaisir Plus (2000-2002)
Descrição geral
O Citroën Xantia 2.0 HDi não é apenas uma berlina do seu tempo; é o porta-estandarte de uma filosofia que priorizava o conforto absoluto. Numa era de transição para o automóvel, este modelo representou o culminar da lendária suspensão hidropneumática da Citroën, combinada com a eficiência e suavidade dos revolucionários motores HDi. Foi um carro que cativou famílias e viajantes pela sua capacidade de tornar qualquer viagem numa experiência prazerosa e serena.
Experiência de condução
Conduzir um Xantia é como deslizar num tapete mágico. A sensação de flutuar sobre o asfalto, alheio a buracos e irregularidades, é algo que nos marca para sempre. O motor HDi de 90 cavalos, sem ser um prodígio de velocidade, empurra com uma suavidade e um binário a baixas rotações que o tornam o companheiro ideal para longas viagens. Não é um carro para procurar emoções fortes numa curva, mas para redescobrir o prazer de viajar sem stress, sentindo como o carro cuida de si a cada quilómetro.
Design e estética
Desenhado por Bertone, o Xantia possui uma elegância intemporal. A sua linha fluida e aerodinâmica, com uma traseira perfeitamente integrada, transmite uma sensação de equilíbrio e distinção. Não é um design que grita, mas que sussurra qualidade e bom gosto. Por dentro, o espaço é generoso e os materiais, embora sóbrios, são feitos para durar. Cada comando está no seu lugar, criando um ambiente acolhedor e funcional que convida a passar horas ao volante.
Tecnologia e características
A verdadeira magia do Xantia reside na sua suspensão Hydractive. Um sistema capaz de manter o carro a uma altura constante independentemente da carga e de filtrar o mundo exterior com uma eficácia espantosa. Era tecnologia de vanguarda ao serviço do bem-estar. A isto junta-se o motor 2.0 HDi, um dos pioneiros da injeção direta common-rail, que representou um salto quântico em refinamento, consumo e prazer de utilização para os motores a diesel da época.
Concorrência
No seu caminho, encontrou concorrentes de peso como o Ford Mondeo, o Opel Vectra ou o Renault Laguna. O seu rival mais direto, talvez, tenha sido o seu primo Peugeot 406, com quem partilhava o excelente motor HDi e um grande conforto de condução. No entanto, nenhum deles conseguia oferecer a experiência de condução única e o conforto soberano proporcionado pela suspensão hidropneumática do Xantia. Estava, simplesmente, noutra liga em termos de qualidade de rolamento.
Conclusão
O Citroën Xantia 2.0 HDi é um carro que deixa a sua marca. É a materialização de uma forma de entender o automóvel que hoje parece perdida, onde o conforto e o bem-estar do passageiro eram a lei suprema. Um veículo fiável, incrivelmente económico e com uma personalidade única que o torna um clássico moderno. Quem teve um, recorda-o com um carinho especial; quem o conduz pela primeira vez, descobre porque é que a Citroën foi uma marca tão lendária.




