Citroën DS4 e-HDi 115 Airdream Style Limited Edition · 114 CV (2013)

2011
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Citroën DS4 - Vista 1
Citroën DS4 - Vista 2
Citroën DS4 - Vista 3
Citroën DS4 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Citroën DS4

Potência

114CV

Torque

285Nm

Consumo

4.5l/100

Emissões

118g/km

0-100 km/h

11.3s

Vel. Máx.

190km/h

Peso

1370kg

Preço

25,300

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

359 L

Tanque

60 L

Potência

84 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima114 CV / 84 kW
Torque máximo285 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque60 L
Porta-malas359 L

Análise detalhada do Citroën DS4 e-HDi 115 Airdream Style Limited Edition · 114 CV (2013)

Descrição geral

O Citroën DS4 de 2011 irrompeu no mercado como uma audaciosa declaração de intenções, um veículo que se recusava a ser rotulado. Com a alma de um coupé, a versatilidade de um hatchback de cinco portas e uma postura elevada que flertava com o mundo dos crossovers, este carro nasceu para ser diferente. A versão e-HDi 115 Airdream representa o equilíbrio perfeito entre a eficiência do seu motor a diesel e um design que, ainda hoje, captura olhares e desperta emoções.

Experiência de condução

Ao volante, o DS4 transmite uma sensação de solidez e controlo. O seu motor e-HDi de 114 cavalos, graças a um generoso binário desde baixas rotações, empurra com suavidade e decisão, tornando a condução diária uma experiência prazerosa e muito eficiente. Não procura a desportividade extrema, mas sim oferecer um conforto de condução superior com uma estabilidade que inspira confiança. A suspensão, mais firme que num Citroën convencional, e a sua direção precisa, conectam-no à estrada de uma forma subtil mas gratificante, fazendo-o sentir-se aos comandos de algo especial.

Design e estética

O design é o coração e a alma do DS4. É uma escultura em movimento, com linhas musculosas, uma linha de cintura elevada e o truque engenhoso dos puxadores das portas traseiras ocultos que gritam 'coupé'. Sentar-se no interior é mergulhar num ambiente premium, com materiais de alta qualidade que agradam à vista e ao tato. O para-brisas panorâmico inunda o habitáculo de luz e fá-lo sentir-se parte da paisagem, enquanto o posto de condução o envolve, criando uma ligação íntima e pessoal com o carro. É um design que prioriza a beleza e a emoção.

Tecnologia e características

Para a sua época, o DS4 estava na vanguarda. O sistema micro-híbrido e-HDi com Stop & Start era um exemplo de eficiência, reduzindo o consumo na cidade de uma forma quase impercetível. Esta edição limitada vinha equipada para encantar, com um sistema de navegação que o guiava nas suas aventuras e conectividade que o mantinha em contacto com o seu mundo. Pequenos detalhes como a possibilidade de personalizar a cor da instrumentação adicionavam um toque de modernidade e personalização que o fazia sentir-se único.

Concorrência

O Citroën DS4 jogava numa liga própria. Não era um compacto tradicional como um Volkswagen Golf, nem um premium alemão convencional como um Audi A3. O seu verdadeiro campo de batalha estava entre aqueles que, como ele, apostavam no design e na diferenciação. Carros com alma como o Alfa Romeo Giulietta ou o elegante Volvo V40 foram os seus concorrentes mais diretos, veículos para condutores que procuravam escapar ao convencional e encontrar um carro que refletisse a sua personalidade.

Conclusão

O Citroën DS4 é uma escolha passional, um carro que se compra com o coração. É a resposta para quem valoriza a estética e a originalidade acima da funcionalidade pura. Oferece uma experiência de condução refinada, um interior que o mima e um motor eficiente que cuida da sua carteira. Em troca, pede pequenos sacrifícios na praticidade. É, em essência, uma obra de design francês que demonstra que um carro pode ser muito mais do que um simples meio de transporte; pode ser uma fonte de prazer e uma extensão do seu próprio estilo.