Citroën DS4 e-HDi 110 Airdream Style Limited Edition · 111 CV (2012-2013)

2011
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Citroën DS4 - Vista 1
Citroën DS4 - Vista 2
Citroën DS4 - Vista 3
Citroën DS4 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Citroën DS4

Potência

111CV

Torque

285Nm

Consumo

4.5l/100

Emissões

118g/km

0-100 km/h

11.3s

Vel. Máx.

190km/h

Peso

1370kg

Preço

25,300

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

359 L

Tanque

60 L

Potência

82 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima111 CV / 82 kW
Torque máximo285 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque60 L
Porta-malas359 L

Análise detalhada do Citroën DS4 e-HDi 110 Airdream Style Limited Edition · 111 CV (2012-2013)

Descrição geral

O Citroën DS4 surgiu em 2011 como uma declaração de intenções, uma fusão audaciosa entre a elegância de um coupé e a robustez de um crossover. Não era apenas mais um carro; era o nascimento de uma nova era para a Citroën, um veículo que convidava a sentir o asfalto de uma perspetiva mais elevada e distinta, envolto numa aura de exclusividade e design francês.

Experiência de condução

Ao volante, o DS4 e-HDi 110 envolve-o numa atmosfera de conforto e requinte. O seu motor diesel, embora modesto em potência com 111 CV, empurra com suavidade e decisão desde baixas rotações graças ao seu generoso binário. Não procura recordes de velocidade, mas sim oferecer viagens prazerosas e serenas, com uma suspensão que filtra as imperfeições da estrada e um sistema Stop&Start que traz um silêncio quase mágico à cidade. É um carro para desfrutar da viagem, sentindo uma ligação calma e eficiente com a estrada.

Design e estética

O design do DS4 é pura emoção esculpida em metal. As suas linhas musculosas, a cintura elevada e os puxadores das portas traseiras escondidos no pilar C criam uma silhueta de coupé que desafia as convenções de um cinco portas. As imponentes jantes de 18 polegadas e a sua maior altura ao solo conferem-lhe uma presença inegável. No interior, o para-brisas panorâmico inunda de luz um habitáculo cuidado, onde cada detalhe foi pensado para estimular os sentidos e fazer com que se sinta num carro especial, diferente de tudo o resto.

Tecnologia e características

Para além da sua estética, o DS4 integrava tecnologia pensada para o conforto e a eficiência. O coração desta versão é o sistema micro-híbrido e-HDi, com uma das funções Stop&Start mais refinadas da sua época, que reduzia o consumo e as emissões no trânsito urbano. A direção eletro-hidráulica oferecia um bom compromisso entre assistência e sensações, enquanto o equipamento da edição 'Style' vestia o conjunto com elementos que reforçavam o seu caráter premium, demonstrando que a inovação também pode ser uma experiência sensorial.

Concorrência

O Citroën DS4 não jogava numa liga convencional; criou a sua própria. Pela sua audácia e foco no estilo, media-se com o Alfa Romeo Giulietta. Pela sua aspiração premium em formato compacto, olhava de soslaio para o Volvo C30 ou até para as versões de entrada do Audi A3 e do BMW Série 1. No entanto, a sua mistura única de altura, design de coupé e cinco portas tornava-o uma alternativa inigualável para quem procurava escapar ao previsível.

Conclusão

O Citroën DS4 é um carro que se escolhe com o coração. É uma ode à individualidade, uma aposta no design e no conforto acima da praticidade mais estrita. O seu eficiente motor diesel torna-o um companheiro ideal para devorar quilómetros com estilo, enquanto a sua aparência única garante que não passará despercebido. Foi, e continua a ser, uma magnífica expressão da vanguarda francesa, um carro para quem sente a condução como uma forma de expressão.