Especificaciones y análisis del Citroën DS4
Potência
114CV
Torque
285Nm
Consumo
4.2l/100
Emissões
110g/km
0-100 km/h
11.3s
Vel. Máx.
190km/h
Peso
1375kg
Preço
22,790€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
FWD
5 / 5 portas
359 L
60 L
84 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën DS4 e-HDi 115 Airdream Design CMP6 · 114 CV (2013)
Descrição geral
O Citroën DS4 de 2011 irrompeu no mercado como uma lufada de ar fresco e audácia francesa. Não era apenas mais um compacto; era uma declaração de intenções, uma fusão cativante entre a elegância de um coupé e a robustez de um crossover. Conduzi-lo era escolher um caminho diferente, um onde o design e a emoção se sobrepunham ao convencional, oferecendo uma experiência premium e diferenciadora desde o primeiro olhar.
Experiência de condução
Ao volante, o DS4 e-HDi 115 transmite uma sensação de controlo e serenidade. O seu motor diesel, graças à tecnologia Airdream, revela-se surpreendentemente refinado e eficiente, ideal para devorar quilómetros com um consumo mínimo. Não procura uma desportividade explosiva, mas sim um rolar equilibrado e confortável. A suspensão filtra as irregularidades com mestria, enquanto a sua posição de condução elevada o envolve numa bolha de confiança. A caixa de velocidades pilotada CMP6, embora vise o conforto, por vezes quebra essa suavidade com transições algo hesitantes, um pequeno preço a pagar por uma experiência de viagem de resto agradável e relaxada.
Design e estética
É aqui que o DS4 se torna uma obra de arte. As suas linhas musculosas e fluidas, a cintura elevada e, acima de tudo, os puxadores das portas traseiras ocultos, criam uma silhueta de coupé que apaixona. É um carro que vira cabeças, que se sente especial. O interior acompanha esta promessa com um painel de bordo de design envolvente e materiais de boa qualidade. No entanto, esta ode ao estilo exigiu um sacrifício: os vidros traseiros fixos, um detalhe tão polémico quanto característico que define a sua personalidade única.
Tecnologia e características
Para a sua época, o DS4 na versão Design oferecia um equipamento focado no conforto e na eficiência. O sistema Stop & Start do motor e-HDi era uma peça-chave para alcançar consumos urbanos muito baixos, adiantando-se a muitos dos seus contemporâneos. Contava com elementos como o climatizador, controlo de cruzeiro e um sistema de áudio que criava uma atmosfera agradável a bordo. A caixa de velocidades pilotada CMP6 representava uma tentativa de automação acessível, embora tecnologicamente não atingisse a fineza das transmissões de dupla embraiagem que começavam a popularizar-se.
Concorrência
O Citroën DS4 jogava numa liga própria, a meio caminho entre vários mundos. Pela sua aspiração premium e design, enfrentava gigantes alemães como o Audi A3 ou o BMW Série 1, oferecendo em troca uma abordagem mais vanguardista e menos sóbria. Pela sua altura e postura, flirtava com os primeiros crossovers de sucesso como o Nissan Qashqai, mas com uma alma muito mais estilizada e asfáltica. Mesmo dentro de casa, distanciava-se do mais pragmático Peugeot 308, apostando tudo na carta do design e da distinção.
Conclusão
O Citroën DS4 é uma escolha puramente emocional, um carro para quem valoriza a beleza e a originalidade acima da praticidade absoluta. É a combinação perfeita de um eficiente companheiro de viagem, graças ao seu motor diesel, e uma escultura rolante que o faz sentir-se diferente todos os dias. Apesar de compromissos como os seus vidros traseiros fixos ou uma caixa de velocidades melhorável, o seu carisma, conforto e design intemporal tornam-no um veículo inesquecível que deixou uma marca indelével no segmento dos compactos.




