Especificaciones y análisis del Citroën C8
Potência
158CV
Torque
217Nm
Consumo
9.7l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
10.7s
Vel. Máx.
196km/h
Peso
1681kg
Preço
30,000€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 5v
FWD
5 / 5 portas
225 L
80 L
116 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën C8 2.2i 16v Premier · 158 CV (2004-2005)
Descrição geral
O Citroën C8 é muito mais do que uma minivan; é a materialização das grandes viagens em família do início dos anos 2000. Nascido do projeto Eurovan juntamente com a Peugeot, Fiat e Lancia, este veículo foi concebido para ser uma sala de estar sobre rodas, um espaço onde cada quilómetro se torna uma recordação. A versão 2.2i de 158 cv representa um equilíbrio entre a potência necessária para mover com agilidade o seu generoso tamanho e a suavidade de um motor a gasolina, prometendo aventuras sem fim.
Experiência de condução
Ao volante do C8, a sensação predominante é de domínio e conforto absoluto. A posição de condução elevada oferece uma visibilidade panorâmica que inspira confiança, enquanto a suspensão filtra as irregularidades do asfalto com uma suavidade tipicamente Citroën. O motor de 2.2 litros, embora não seja explosivo, entrega a sua potência de forma linear e silenciosa, tornando as longas viagens uma experiência relaxante. Não procura desportivismo, mas sim envolver os seus ocupantes numa bolha de tranquilidade, tornando a viagem parte do destino.
Design e estética
O design do Citroën C8 é um exercício de funcionalidade e espaço. A sua silhueta de volume único maximiza o habitáculo, criando uma caverna de luz e amplitude. As portas laterais deslizantes são uma bênção em estacionamentos apertados e para o acesso dos mais pequenos. Por dentro, a sua instrumentação central futurista libertava o campo de visão do condutor, enquanto a modularidade dos seus assentos permitia transformar o interior numa sala de estar ou numa carrinha de carga. É um design que prioriza a vida a bordo acima de tudo.
Tecnologia e características
Para a sua época, o C8 estava bem equipado. A instrumentação digital central foi uma característica distintiva e arrojada que concentrava toda a informação. Elementos como o ar condicionado automático multizona, os sensores de estacionamento ou o controlo de cruzeiro faziam parte do seu arsenal para facilitar a vida. Sob o capô, o seu motor a gasolina de 16 válvulas era uma mecânica comprovada e robusta, embora o seu consumo de 9,7 l/100km reflita a tecnologia do seu tempo, antes da era do downsizing e da hibridização.
Concorrência
A concorrência do C8 era, em primeiro lugar, a sua própria família: o Peugeot 807, o Fiat Ulysse e o Lancia Phedra, com os quais partilhava quase tudo. Fora deste clã, o seu grande rival era o Renault Espace, o pioneiro e referência do segmento na Europa. Enfrentava também o trio formado pelo Ford Galaxy, o Volkswagen Sharan e o SEAT Alhambra, outros gigantes do transporte familiar que lutavam pelo mesmo trono do espaço e da versatilidade.
Conclusão
O Citroën C8 2.2i 16v é uma ode a uma forma de viajar que hoje parece distante, onde o espaço e o conforto eram os luxos mais preciosos. É um veículo honesto, pensado por e para a família, um companheiro incansável de férias e escapadelas. Embora superado em eficiência e tecnologia pelos modelos atuais, o seu encanto reside nessa capacidade de criar uma atmosfera acolhedora e protetora. É mais do que um carro; é um gerador de memórias sobre rodas.




