Especificaciones y análisis del Citroën C6
Potência
170CV
Torque
370Nm
Consumo
7.6l/100
Emissões
199g/km
0-100 km/h
11.2s
Vel. Máx.
214km/h
Peso
1923kg
Preço
49,190€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
FWD
5 / 4 portas
421 L
72 L
125 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën C6 2.2 HDi 173 FAP Business CAS · 170 CV (2008-2009)
Descrição geral
O Citroën C6 não é apenas um carro, é o último suspiro de uma linhagem lendária, o herdeiro direto dos icónicos DS e CX. Lançado num mundo dominado pela sobriedade alemã, o C6 atreveu-se a ser diferente, a oferecer uma visão de luxo baseada no conforto absoluto e num design que quebra moldes. É uma declaração de intenções, uma berlina para quem valoriza a originalidade e o prazer de viajar acima de tudo.
Experiência de condução
Conduzir um C6 é uma experiência quase etérea. A sensação predominante é a de flutuar sobre um tapete mágico, completamente isolado das imperfeições do asfalto graças à sua sublime suspensão hidropneumática. Não procura a desportividade, mas sim a serenidade. O motor 2.2 HDi de 170 cv entrega a sua força com uma suavidade requintada, ideal para devorar quilómetros sem fadiga. É um salão rolante que o envolve numa bolha de paz, transformando cada viagem num momento de puro prazer e relaxamento.
Design e estética
O seu design é uma escultura em movimento, uma obra de arte audaciosa e polarizadora. Com a sua longuíssima distância entre eixos, projeções curtas e, acima de tudo, o seu icónico vidro traseiro côncavo, presta homenagem aos seus antepassados enquanto olha diretamente para o futuro. As portas sem moldura e a sua silhueta aerodinâmica conferem-lhe uma elegância única e intemporal. Não é um carro que procura a aprovação de todos; é um veículo com uma personalidade avassaladora que apaixona ou gera rejeição, mas nunca deixa indiferente.
Tecnologia e características
O coração tecnológico do C6 é a sua suspensão Hydractive 3+, a evolução mais sofisticada do lendário sistema da Citroën, capaz de ler a estrada e adaptar-se instantaneamente. Mas a inovação não para por aí. Foi pioneiro na incorporação de elementos como o Head-Up Display, que projeta informações no para-brisas, o aviso de saída involuntária de faixa ou os faróis de xénon direcionais. Era uma montra tecnológica que demonstrava que o luxo também podia ser vanguardista e inteligente.
Concorrência
Na sua ambição, o Citroën C6 apontava diretamente ao coração do segmento E premium, enfrentando gigantes como o Mercedes-Benz Classe E, o BMW Série 5 e o Audi A6. No entanto, a sua proposta era tão radicalmente diferente que, mais do que um rival direto, tornou-se uma alternativa para um público muito específico. Outros concorrentes na sua filosofia de 'luxo à francesa' foram o Peugeot 607 ou o Renault Vel Satis, embora nenhum tenha alcançado o seu nível de audácia e conforto.
Conclusão
O Citroën C6 foi um fracasso comercial, mas um sucesso retumbante como ícone. Representa o fim de uma era, a do grande sedan francês inovador e descomplexado. Hoje é um clássico do futuro, um carro de culto para conhecedores que apreciam uma forma diferente de conceber o automóvel. Possuir um C6 é uma decisão puramente emocional, um tributo à engenharia corajosa e ao prazer de viajar num objeto de design único, uma experiência que transcende a mera condução.




