Citroën C5 Tourer Exclusive HDi 160 · 163 CV (2011-2012)

2011
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Citroën C5 - Vista 1
Citroën C5 - Vista 2
Citroën C5 - Vista 3
Citroën C5 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Citroën C5

Potência

163CV

Torque

340Nm

Consumo

5.1l/100

Emissões

133g/km

0-100 km/h

9.3s

Vel. Máx.

210km/h

Peso

1690kg

Preço

30,150

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

505 L

Tanque

71 L

Potência

120 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima163 CV / 120 kW
Torque máximo340 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque71 L
Porta-malas505 L

Análise detalhada do Citroën C5 Tourer Exclusive HDi 160 · 163 CV (2011-2012)

Descrição geral

A Citroën C5 Tourer de 2011 não é apenas uma carrinha familiar, é uma declaração de intenções. Num mundo dominado pela rigidez alemã, esta francesa apresenta-se como um oásis de conforto e elegância, um tapete voador para devorar quilómetros com um estilo inconfundível e um bem-estar a bordo que apaixona desde a primeira viagem.

Experiência de condução

Conduzir a C5 Tourer com o motor HDi de 163 cv é uma experiência de pura suavidade e poder. O impulso do motor é forte e progressivo, ideal para longas viagens em autoestrada, onde o carro se sente no seu habitat natural. A suspensão de paralelogramo deformável filtra as irregularidades do asfalto com uma mestria que o isola do mundo exterior, criando uma bolha de tranquilidade e conforto que poucos carros da sua época conseguiam igualar.

Design e estética

A sua silhueta é uma obra de arte sobre rodas. Foge das arestas e da agressividade para oferecer linhas fluidas e uma elegância intemporal. A frente imponente, a linha de cintura alta e, acima de tudo, o seu característico vidro traseiro côncavo, conferem-lhe uma personalidade única. É um carro que não grita, mas sussurra classe e distinção, uma carrinha que não renuncia à beleza pela funcionalidade.

Tecnologia e características

O acabamento Exclusive era o auge do requinte francês. Para além da sua suspensão avançada, o interior recebia-o com materiais de alta qualidade e um design único, como o seu volante de cubo fixo, um detalhe tão Citroën que gerava amor ou ódio. Embora o seu sistema de infoentretenimento possa parecer hoje algo antiquado, na sua época oferecia tudo o que era necessário para fazer de cada viagem uma experiência conectada e agradável, com uma atenção ao detalhe que se sentia em cada botão e em cada ajuste.

Concorrência

Enfrentou titãs como a Volkswagen Passat Variant, a Ford Mondeo Sportbreak ou a Opel Insignia Sports Tourer. Enquanto os seus rivais apostavam na desportividade ou numa sobriedade mais previsível, a C5 Tourer jogava na sua própria liga: a do conforto supremo e do design diferenciador. Era a escolha de quem não queria seguir o rebanho e procurava uma experiência de condução mais relaxada e distinta.

Conclusão

A Citroën C5 Tourer é muito mais do que um carro usado; é uma experiência de viagem. Uma ode ao conforto e ao 'savoir-faire' francês que envelheceu com uma dignidade admirável. É a compra inteligente e emocional para quem valoriza chegar ao seu destino relaxado em vez de cortar décimas ao cronómetro. Um futuro clássico que representa uma forma de entender o automóvel que, infelizmente, parece estar em vias de extinção.