Especificaciones y análisis del Citroën C5
Potência
140CV
Torque
340Nm
Consumo
5.1l/100
Emissões
134g/km
0-100 km/h
10.9s
Vel. Máx.
200km/h
Peso
1730kg
Preço
26,660€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
505 L
71 L
103 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën C5 Tourer Seduction HDi 140 · 140 CV (2012-2015)
Descrição geral
A Citroën C5 Tourer de 2011 é a personificação do conforto e da elegância ao estilo francês em formato de carrinha. Não é apenas um carro, é uma declaração de princípios, uma ode a viagens prazerosas onde o destino é tão importante quanto a própria viagem. Representa uma era em que a Citroën ousava ser diferente, oferecendo uma experiência de condução única e um espaço generoso para toda a família.
Experiência de condução
Conduzir esta C5 é como deslizar num tapete mágico. A suspensão hidropneumática absorve as imperfeições do asfalto com uma suavidade que o isola do mundo exterior, criando uma bolha de serenidade. O motor HDi de 140 cv responde com competência e sem ruído, ideal para devorar quilómetros na autoestrada com um consumo ridículo. Não procure desportivismo, aqui a prioridade absoluta é um bem-estar que o envolve e o faz chegar ao seu destino mais relaxado do que quando partiu.
Design e estética
O seu design exterior é pura fluidez e elegância, com uma silhueta alongada e uma traseira imponente marcada pelo seu característico vidro traseiro côncavo, um aceno à história da marca. No interior, é recebido por um habitáculo que roça o premium, com materiais de qualidade, um ajuste sólido e o icónico volante de cubo fixo que concentra uma multitude de funções. Cada detalhe foi pensado para criar uma atmosfera de sofisticação e conforto.
Tecnologia e características
A joia da coroa tecnológica é, sem dúvida, a sua suspensão hidropneumática, um sistema que ajusta a altura e a dureza em tempo real para oferecer um conforto inigualável. Para além desta proeza de engenharia, a C5 Tourer estava bem equipada para a sua época, com elementos como o climatizador bizona, controlo de cruzeiro, sensores de estacionamento e um sistema de infoentretenimento que, embora não seja atual, cumpria a sua função com eficácia.
Concorrência
Num mercado dominado pela sobriedade alemã de rivais como a Volkswagen Passat Variant ou a Audi A4 Avant, e pela eficácia dinâmica da Ford Mondeo Sportbreak ou da Opel Insignia Sports Tourer, a C5 Tourer jogava na sua própria liga. O seu principal argumento não era o desportivismo nem o último grito tecnológico, mas sim um nível de conforto e uma personalidade que os seus concorrentes simplesmente não conseguiam igualar.
Conclusão
A Citroën C5 Tourer é mais do que uma simples carrinha familiar; é uma experiência, um refúgio sobre rodas para quem valoriza o conforto acima de tudo. É a escolha do condutor que entende que o verdadeiro luxo não é a velocidade, mas sim a tranquilidade. Um carro com uma alma inconfundivelmente Citroën, que hoje se apresenta como uma opção de segunda mão incrivelmente interessante para viajar em primeira classe.




