Especificaciones y análisis del Citroën C5
Potência
136CV
Torque
320Nm
Consumo
6l/100
Emissões
158g/km
0-100 km/h
10s
Vel. Máx.
200km/h
Peso
1520kg
Preço
22,870€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
563 L
66 L
100 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën C5 Break 2.0 HDi 138 SX · 136 CV (2004-2006)
Descrição geral
O Citroën C5 Break de 2005 é a personificação de uma filosofia que prioriza o bem-estar a bordo acima de tudo. Não é apenas um carro familiar; é uma declaração de intenções, um refúgio sobre rodas projetado para devorar quilômetros com uma suavidade e um conforto que marcaram uma era, impulsionado pelo competente e enérgico motor 2.0 HDi de 136 cavalos.
Experiência de condução
Conduzir este C5 é como deslizar num tapete mágico. A suspensão hidropneumática isola-o do mundo exterior, filtrando as imperfeições do asfalto com uma eficácia espantosa e gerando uma sensação de flutuação única. O motor puxa com força e sem esforço desde baixas rotações graças ao seu generoso binário, transformando as longas viagens numa experiência relaxante e agradável. Não procura desportivismo, mas sim paz e serenidade em cada deslocação.
Design e estética
O seu design é inconfundivelmente Citroën, uma mistura de elegância e funcionalidade. A carroçaria Break alonga as suas linhas para criar uma silhueta imponente e espaçosa, com uma porta da bagageira que dá acesso a um porta-malas cavernoso de 563 litros. O interior é um santuário de espaço e conforto, embora o seu peculiar volante de cubo fixo e a profusão de botões na consola central exijam um pequeno período de adaptação, lembrando-o de que está num carro com uma personalidade muito forte.
Tecnologia e características
A joia da coroa tecnológica é, sem dúvida, a suspensão Hydractive 3, um sistema avançado que ajustava a altura e a firmeza para oferecer um conforto soberano ou maior estabilidade dependendo das condições. Para além desta proeza de engenharia, contava com elementos avançados para a sua época, como o climatizador de duas zonas, o controlo de velocidade de cruzeiro e um equipamento de segurança completo, provando que a inovação estava no seu ADN.
Concorrência
Num mercado dominado por rivais como o Ford Mondeo Wagon, o Volkswagen Passat Variant ou o seu primo Peugeot 407 SW, o C5 Break jogava na sua própria liga. Enquanto os outros competiam para oferecer a sensação mais dinâmica ou o interior mais sóbrio, o Citroën oferecia um argumento imbatível: um nível de conforto de condução que nenhum dos seus concorrentes poderia sequer sonhar em igualar. Era a escolha do condutor que entendia o luxo como a ausência de stress e fadiga.
Conclusão
O Citroën C5 Break 2.0 HDi é um carro para os nostálgicos de uma forma de entender o automóvel que se está a perder. É uma máquina de viajar excecional, um carro familiar prático e um oásis de conforto. A sua combinação de um motor robusto com uma suspensão lendária torna-o uma escolha inteligente e cheia de carácter para quem procura um veículo espaçoso e extremamente confortável sem um grande investimento. É, em essência, um pedaço da melhor história da Citroën.
