Citroën C5 HDi 110 X · 109 CV (2001-2004)

2001
Gasóleo
FWD
Manual 5v
Citroën C5 - Vista 1
Citroën C5 - Vista 2
Citroën C5 - Vista 3
Citroën C5 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Citroën C5

Potência

109CV

Torque

250Nm

Consumo

5.6l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

11.3s

Vel. Máx.

192km/h

Peso

1385kg

Preço

18,008

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

456 L

Tanque

68 L

Potência

80 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima109 CV / 80 kW
Torque máximo250 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque68 L
Porta-malas456 L

Análise detalhada do Citroën C5 HDi 110 X · 109 CV (2001-2004)

Descrição geral

O Citroën C5 de 2001 invadiu o mercado como o digno sucessor do Xantia, uma berlina que prometia e entregava um nível de conforto de condução excecional. Com o seu motor HDi de 109 cavalos, posicionou-se como uma opção racional e extremamente confortável para as famílias que devoravam quilómetros na estrada, envolvendo-as numa atmosfera de tranquilidade e bem-estar.

Experiência de condução

Conduzir este C5 é como flutuar num tapete mágico. A suspensão hidropneumática, imagem de marca da Citroën, absorve as irregularidades do asfalto com uma suavidade que o isola do mundo exterior. O motor diesel de 109 cv não procura um desempenho desportivo, mas sim entregar a sua potência de forma progressiva e silenciosa, tornando cada viagem uma experiência relaxante e agradável, onde o destino é quase tão importante como o sereno trajeto.

Design e estética

O seu design de berlina de cinco portas com uma silhueta aerodinâmica foi uma declaração de intenções no início do século. Rompeu com as linhas mais angulares do seu predecessor, apostando em formas arredondadas e fluidas que transmitiam modernidade e elegância. O interior, espaçoso e luminoso, foi concebido para maximizar a sensação de amplitude e conforto, com um posto de condução ergonómico e materiais pensados para durar.

Tecnologia e características

A joia da coroa era, sem dúvida, a suspensão Hydractive 3. Esta tecnologia permitia variar a altura da carroçaria e a dureza do amortecimento, adaptando-se à estrada e ao estilo de condução para oferecer um equilíbrio perfeito entre conforto e estabilidade. O motor HDi com injeção common rail representava a vanguarda diesel da época, garantindo um consumo muito contido e um funcionamento refinado.

Concorrência

Num segmento muito competitivo, o Citroën C5 enfrentou titãs como o Ford Mondeo, o Renault Laguna e o Volkswagen Passat. Enquanto os seus rivais alemães apostavam na sobriedade e numa sensação mais firme, e os franceses num equilíbrio diferente, o C5 jogou a sua carta mais pessoal: um conforto de rolamento inigualável que o tornou uma alternativa única e com uma personalidade muito marcada.

Conclusão

O Citroën C5 HDi 110 foi muito mais do que uma simples berlina; foi a materialização da filosofia da Citroën de colocar o conforto acima de tudo. Um veículo ideal para longas viagens, fiável na sua mecânica e com uma personalidade que cativava quem procurava uma experiência de condução diferente e extremamente relaxada. Um clássico moderno que deixou uma marca indelével.