Especificaciones y análisis del Citroën C5 X
Potência
110CV
Torque
320Nm
Consumo
1.2l/100
Emissões
27g/km
0-100 km/h
7.9s
Vel. Máx.
233km/h
Peso
1797kg
Preço
47,215€
Resumo técnico
Híbrido Enchufable
Automático 8v
FWD
5 / 5 portas
485 L
44 L
81 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën C5 X Hybrid ë-225 Shine · 110 CV (2022-2023)
Descrição geral
O Citroën C5 X Hybrid ë-225 representa o audacioso regresso da marca francesa ao segmento das grandes berlinas, mas quebrando todos os moldes. É uma declaração de intenções, uma fusão magistral entre a elegância de uma berlina, a versatilidade de uma carrinha e a robustez de um SUV, tudo envolvido numa proposta de conforto supremo e eficiência híbrida plug-in.
Experiência de condução
Conduzir o C5 X é uma experiência que o isola do stress do mundo exterior. A sensação é a de flutuar num tapete mágico, graças à sua suspensão com Batentes Hidráulicos Progressivos que absorve as imperfeições do asfalto com uma suavidade espantosa. Em modo elétrico, o silêncio é absoluto, perfeito para a cidade com os seus 63 km de autonomia. Quando é necessária potência, a combinação de motores entrega uma resposta forte mas fluida, convidando a longas viagens onde o cansaço simplesmente não aparece. Não procura a desportividade, mas o bem-estar total.
Design e estética
O seu design é vanguardista e não deixa ninguém indiferente; ou se ama ou não se entende. A Citroën arriscou com uma silhueta alongada e aerodinâmica, uma linha de cintura alta e uma queda de tejadilho tipo fastback que lhe confere um dinamismo único. A sua elevada altura ao solo e as suas proteções dão-lhe aquele toque aventureiro de SUV, enquanto a frente, com a assinatura luminosa em forma de 'V' e os chevrons a estenderem-se pela grelha, é pura identidade Citroën. É uma escultura rolante que se demarca do convencional.
Tecnologia e características
O coração tecnológico é o seu sistema híbrido plug-in, que permite uma condução diária sem emissões e um consumo homologado de 1,2 l/100km. No interior, o protagonismo recai sobre o grande ecrã tátil central do sistema de infoentretenimento, complementado por um painel de instrumentos digital e um avançado Head-Up Display. Mas a verdadeira joia tecnológica é a suspensão ativa preditiva, que lê a estrada para se antecipar e oferecer um conforto de condução inigualável, um selo inconfundível da marca.
Concorrência
Pelo seu conceito único, é difícil encontrar-lhe um rival direto. Enfrenta berlinas tradicionais do segmento D como o seu primo, o Peugeot 508 Hybrid, com quem partilha plataforma e mecânica, ou o espaçoso Skoda Superb iV. No entanto, a sua filosofia de conforto absoluto e a sua estética crossover também o posicionam como uma alternativa original a SUVs médios que não oferecem essa sensação de viagem em primeira classe.
Conclusão
O Citroën C5 X Hybrid é muito mais do que um carro; é uma filosofia de vida sobre rodas. É a escolha perfeita para quem prioriza o conforto, o espaço e a originalidade acima da desportividade ou do estatuto de uma marca premium tradicional. É um veículo excecionalmente confortável, eficiente no dia a dia e com uma personalidade avassaladora que recupera a essência dos grandes Citroëns do passado. Uma aposta corajosa e, para o seu público, absolutamente acertada.




