Especificaciones y análisis del Citroën C4
Potência
109CV
Torque
240Nm
Consumo
4.5l/100
Emissões
119g/km
0-100 km/h
11.2s
Vel. Máx.
192km/h
Peso
1344kg
Preço
19,700€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 5v
FWD
5 / 3 portas
314 L
60 L
80 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën C4 Coupé VTS Plus HDi 110 FAP Airdream · 109 CV (2008-2009)
Descrição geral
O Citroën C4 Coupé de 2008 não era apenas mais um carro; era uma declaração de intenções. Num mercado de compactos muitas vezes previsível, a Citroën ousou lançar um veículo com uma personalidade avassaladora, que fundia um design futurista com a eficiência e sensatez do motor diesel HDi de 109 cavalos. Este C4 VTS Plus Airdream não procurava ser o mais rápido, mas sim conquistar corações através da originalidade e do prazer de conduzir algo verdadeiramente especial.
Experiência de condução
Ao volante, o C4 Coupé envolve-o numa atmosfera de conforto e suavidade muito característica da marca. O motor HDi de 109 cv, com o seu generoso binário de 240 Nm desde baixas rotações, oferece uma resposta agradável e competente para o dia a dia, tornando as viagens um puro prazer. Não é um desportivo radical, mas o seu chassis equilibrado transmite segurança e estabilidade na estrada, enquanto o seu baixo consumo arranca-lhe um sorriso a cada visita à bomba de gasolina. É um carro para desfrutar da viagem sem stress, sentindo como flui com o trânsito com um estilo inconfundível.
Design e estética
É aqui que o C4 Coupé se torna uma lenda. A sua estética quebrou moldes com uma silhueta arrojada e uma traseira dividida que ainda hoje vira cabeças. Mas a verdadeira revolução estava no interior: o volante de cubo fixo, uma genialidade que mantinha os controlos sempre no seu lugar, e a instrumentação digital central, faziam-no sentir-se aos comandos de uma nave espacial. Cada linha, cada detalhe, desde os faróis afilados à queda do tejadilho, gritava vanguarda e criatividade. Era e continua a ser uma obra de arte sobre rodas.
Tecnologia e características
Para a sua época, o C4 estava na vanguarda. Para além do seu revolucionário posto de condução, incorporava elementos como o limitador e regulador de velocidade, um ambientador integrado que perfumava o habitáculo e um elevado nível de segurança ativa e passiva. A versão Airdream, com o seu filtro de partículas (FAP), demonstrava o compromisso da Citroën em reduzir o impacto ambiental, alcançando emissões de apenas 119 g/km de CO2, um valor excelente para 2008 que o colocava à frente do seu tempo.
Concorrência
No campo de batalha dos compactos de três portas, o C4 Coupé enfrentou concorrentes de peso como o Opel Astra GTC, de linhas mais musculosas e um toque mais desportivo, ou o Renault Mégane Coupé, que também apostava num design diferenciado. Até o renascido Volkswagen Scirocco jogava numa liga semelhante, embora com uma abordagem mais premium. Contra eles, o Citroën não competia em pura potência, mas oferecia um argumento irresistível: uma personalidade única, um conforto superior e um design que transcendia o automobilístico.
Conclusão
O Citroën C4 Coupé VTS Plus HDi 110 é muito mais do que um carro; é uma experiência. É a escolha perfeita para quem procura um veículo económico e fiável para o dia a dia, mas se recusa a renunciar ao estilo e à emoção. Representa a audácia de uma marca que soube criar um ícone intemporal, um carro que, mais de uma década depois, continua a sentir-se moderno e especial. Conduzi-lo é um lembrete de que a beleza e a originalidade não estão em conflito com a inteligência e a eficiência.




