Citroën C4 Picasso PureTech 130 S&S EAT6 Rip Curl · 131 CV (2018)

2016
Gasolina
FWD
Automático 6v
Citroën C4 Picasso - Vista 1
Citroën C4 Picasso - Vista 2
Citroën C4 Picasso - Vista 3
Citroën C4 Picasso - Vista 4

Especificaciones y análisis del Citroën C4 Picasso

Potência

131CV

Torque

230Nm

Consumo

5.1l/100

Emissões

115g/km

0-100 km/h

10.2s

Vel. Máx.

206km/h

Peso

1373kg

Preço

22,400

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

537 L

Tanque

57 L

Potência

96 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima131 CV / 96 kW
Torque máximo230 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 6v

Capacidades

Tanque57 L
Porta-malas537 L

Análise detalhada do Citroën C4 Picasso PureTech 130 S&S EAT6 Rip Curl · 131 CV (2018)

Descrição geral

O Citroën C4 Picasso de 2016 é muito mais do que uma minivan; é uma declaração de intenções. Representa a audácia da Citroën ao criar um veículo familiar que não renuncia ao estilo nem ao prazer de viajar. Com o seu motor PureTech 130 e a suave caixa automática EAT6, este carro foi concebido como uma sala de estar sobre rodas, um refúgio de conforto e luz para o dia a dia e as grandes escapadelas.

Experiência de condução

Ao volante, a sensação predominante é uma calma prazerosa. O motor de três cilindros, com os seus 131 cavalos e um binário disponível desde rotações muito baixas, move o carro com uma agilidade surpreendente e sem vibrações incómodas. A transmissão automática EAT6 é uma delícia pela sua suavidade, trocando de mudanças de forma quase impercetível e contribuindo para uma condução relaxada. Não é um carro para procurar emoções fortes em curvas, mas para desfrutar da paisagem através do seu gigantesco para-brisas panorâmico, flutuando sobre o asfalto graças a uma suspensão que prioriza o conforto acima de tudo.

Design e estética

O seu design é uma obra de arte funcional. Quebrou moldes com a sua assinatura luminosa em dois níveis e uma silhueta fluida e futurista que ainda hoje parece moderna. Por dentro, é uma ode ao espaço e à luz. O painel minimalista, com os seus dois ecrãs centrais, liberta o campo visual, enquanto os três bancos traseiros individuais e idênticos oferecem uma modularidade excecional. É um interior pensado para viver, onde cada passageiro tem o seu próprio espaço e conforto, sentindo-se como na primeira classe de um comboio de alta velocidade.

Tecnologia e características

Para a sua época, o C4 Picasso era uma vitrine tecnológica. A instrumentação totalmente digital e o ecrã tátil central de 12 polegadas agrupavam quase todas as funções, criando um ambiente limpo e avançado. O sistema Stop & Start contribui para a eficiência na cidade, e a caixa de velocidades EAT6 com conversor de binário representava uma solução técnica refinada que proporcionava um conforto de condução superior ao de muitas caixas de dupla embraiagem da concorrência.

Concorrência

Num segmento muito competitivo, enfrentou gigantes como o Renault Scénic, com quem sempre manteve uma intensa rivalidade em design e modularidade. Outros adversários diretos foram o Ford C-MAX, mais focado na dinâmica de condução, e o Volkswagen Touran, um exemplo de sobriedade e qualidade alemã. Contra eles, o C4 Picasso sempre jogou a carta da originalidade, do conforto supremo e de uma sensação de espaço inigualável.

Conclusão

O Citroën C4 Picasso é um carro que deixa uma marca emocional. É a escolha perfeita para quem entende a viagem como parte do destino e valoriza o bem-estar da família acima do desempenho puro. O seu design arrojado, o seu interior versátil e luminoso e a sua condução suave tornam-no um veículo especial. É um carro que não só o leva a lugares, mas que o faz sentir-se bem enquanto o faz, um verdadeiro refúgio sobre rodas.