Citroën C3 Collection e-HDi 70 CMP · 68 CV (2013-2014)

2013
Gasóleo
FWD
Automático 5v
Citroën C3 - Vista 1
Citroën C3 - Vista 2
Citroën C3 - Vista 3
Citroën C3 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Citroën C3

Potência

68CV

Torque

160Nm

Consumo

3.4l/100

Emissões

87g/km

0-100 km/h

16.2s

Vel. Máx.

165km/h

Peso

1165kg

Preço

15,600

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Automático 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

300 L

Tanque

45 L

Potência

50 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima68 CV / 50 kW
Torque máximo160 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoAutomático 5v

Capacidades

Tanque45 L
Porta-malas300 L

Análise detalhada do Citroën C3 Collection e-HDi 70 CMP · 68 CV (2013-2014)

Descrição geral

O Citroën C3 de 2013 não é apenas um carro, é uma declaração de intenções. Num mundo de utilitários genéricos, este C3 com o seu motor e-HDi 70 apresenta-se como um refúgio de conforto e eficiência, um veículo com uma alma genuinamente francesa que prioriza o bem-estar a bordo e um consumo ridiculamente baixo. É uma compra feita tanto com a cabeça, pela sua economia, como com o coração, pelo seu encanto.

Experiência de condução

Ao volante, a palavra-chave é suavidade. Os seus 68 cavalos não foram feitos para bater recordes, mas para deslizar pela cidade e viajar sem pressa, apreciando a paisagem. A aceleração é muito modesta e exige antecipação nas ultrapassagens. A caixa de velocidades pilotada CMP é o seu ponto mais controverso; não é uma automática convencional e as suas pausas entre as mudanças obrigam a adaptar o estilo de condução. No entanto, a sensação de ver consumos médios abaixo de 4 litros aos 100 km é profundamente satisfatória e reconcilia-nos com o seu caráter tranquilo.

Design e estética

O design do C3 é pura simpatia. As suas formas arredondadas e amigáveis dão-lhe um aspeto acessível e otimista. Mas a verdadeira joia, a que define o seu caráter, é o para-brisas panorâmico Zénith. Esta incrível superfície de vidro que se estende até ao tejadilho inunda o habitáculo de luz e oferece uma sensação de espaço e liberdade que nenhum outro carro da sua categoria conseguia igualar. É um detalhe que transforma cada viagem numa experiência mais aberta e agradável, um golpe de génio da Citroën.

Tecnologia e características

A tecnologia deste C3 está ao serviço da eficiência. O sistema micro-híbrido e-HDi com Stop & Start era notável para a sua época, permitindo-lhe atingir valores de consumo e emissões de CO2 excecionalmente baixos. Para além disso, o equipamento era correto para o seu segmento, sem grandes alardes digitais. A caixa CMP, embora seja uma solução tecnológica para automatizar as mudanças, parece um passo atrás em refinamento em comparação com transmissões automáticas mais modernas, sendo o preço a pagar pelo seu baixo custo e eficiência.

Concorrência

No competitivo segmento B, o C3 enfrentava gigantes como o Ford Fiesta, o Renault Clio, o SEAT Ibiza ou o seu primo, o Peugeot 208. Enquanto a maioria dos seus rivais apostava numa sensação de condução mais dinâmica e desportiva, o Citroën jogava na sua própria liga. Diferenciava-se radicalmente pelo seu incomparável conforto de condução, pela sua luminosidade interior graças ao para-brisas Zénith e por uma eficiência de combustível que era a inveja da categoria. Era a escolha para quem valorizava uma viagem serena acima da adrenalina nas curvas.

Conclusão

O Citroën C3 e-HDi 70 CMP é um carro com uma personalidade avassaladora. Não é perfeito, e a sua caixa de velocidades requer um período de adaptação. Mas se as suas prioridades são um custo de utilização mínimo, um conforto de condução soberbo e um ambiente interior luminoso e alegre, este C3 é uma escolha maravilhosa. É uma bolha de bem-estar sobre rodas, um companheiro fiel para o dia a dia que arranca um sorriso não só ao abastecer, mas cada vez que se olha para cima e se vê o céu através do seu para-brisas mágico.