Especificaciones y análisis del Citroën C3 Pluriel
Potência
109CV
Torque
147Nm
Consumo
6.6l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
11.6s
Vel. Máx.
185km/h
Peso
1252kg
Preço
14,740€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 5v
FWD
4 / 2 portas
267 L
47 L
80 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën C3 Pluriel 1.6i 16v SensoDrive (AM30) · 109 CV (2003-2004)
Descrição geral
O Citroën C3 Pluriel não é apenas um carro, é uma declaração de intenções, um hino à liberdade e à polivalência. Nascido em 2003, este veículo camaleónico prometia múltiplos carros num só, desde uma berlina fechada a um spider radical. O seu espírito alegre e o seu conceito audacioso tornaram-no instantaneamente num ícone, um carro que se escolhe com o coração, em busca de uma experiência diferente e cheia de personalidade.
Experiência de condução
Ao volante, o motor 1.6 de 109 cv oferece uma resposta viva e suficiente para o mover com alegria, embora a caixa de velocidades SensoDrive, com o seu funcionamento peculiar, exija um período de adaptação. Não é um desportivo, mas a sua aceleração é correta e permite desfrutar da estrada. A verdadeira magia chega ao retirar o tejadilho. A sensação de conduzir a céu aberto, com o vento a acariciar-nos, é viciante. É um carro para passear, para sentir o ambiente e transformar cada viagem numa pequena aventura.
Design e estética
O seu design é a sua alma. Baseado no simpático C3, o Pluriel atreveu-se a ir muito mais longe com uma modularidade única na sua espécie. Os seus arcos desmontáveis e o seu tejadilho de lona dobrável conferem-lhe uma personalidade divertida e inconfundível. As formas arredondadas e as cores vivas transmitem otimismo. No entanto, esta genialidade conceptual tem um lado complexo: os arcos não podem ser guardados no carro, o que limita a espontaneidade da sua transformação.
Tecnologia e características
Tecnologicamente, o Pluriel era um filho do seu tempo. A sua maior inovação foi a caixa de velocidades manual robotizada SensoDrive, que permitia um modo automático ou uma mudança sequencial através de patilhas no volante, algo pouco comum no seu segmento. Contava também com direção assistida variável com a velocidade, melhorando o conforto na cidade e a estabilidade na estrada. Para além disso, o seu equipamento era simples, focando-se mais na experiência do seu conceito convertível do que nos gadgets eletrónicos.
Concorrência
Num mercado que procurava novas emoções, o Pluriel enfrentou rivais com propostas de tejadilho rígido retrátil, como o bem-sucedido Peugeot 206 CC, que oferecia uma transformação mais simples e segura. Outros concorrentes no nicho dos descapotáveis pequenos e com estilo eram o Mini Cabrio, com uma abordagem mais premium e desportiva, ou até o Nissan Micra C+C. O Pluriel lutava com a sua originalidade e versatilidade contra a praticidade dos seus adversários.
Conclusão
O Citroën C3 Pluriel é um carro inesquecível, um exercício de design corajoso que hoje é considerado um clássico de culto. Não é o carro mais prático nem o mais fiável, e o seu conceito modular pode ser complicado. No entanto, o que oferece em troca é uma dose inigualável de charme, diversão e originalidade. É um carro para sonhadores, para aqueles que valorizam a experiência acima da perfeição e querem um veículo que os faça sorrir todos os dias.




