Especificaciones y análisis del Chrysler Neon
Potência
133CV
Torque
177Nm
Consumo
8.7l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
12.8s
Vel. Máx.
195km/h
Peso
1325kg
Preço
17,483€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 3v
FWD
5 / 4 portas
371 L
47 L
98 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Chrysler Neon LE 2.0 Aut. · 133 CV (1999-2004)
Descrição geral
O Chrysler Neon de 1999 irrompeu no mercado como uma lufada de ar fresco americano no conservador segmento dos sedãs compactos europeus. Com uma proposta que priorizava o design e uma personalidade descontraída, procurava conquistar aqueles que queriam mais do que um simples meio de transporte, oferecendo um pedacinho do sonho americano a um preço acessível.
Experiência de condução
Ao volante, o Neon transmite uma sensação de robustez muito americana. O seu motor de 2.0 litros e 133 cavalos parece disposto e puxa com vontade, mas a antiquada caixa de velocidades automática de apenas três velocidades trava o seu ímpeto e eleva o consumo. Não é um desportivo, mas sim um companheiro de viagem tranquilo e confortável, com uma suspensão que filtra bem as irregularidades, mas que convida a uma condução relaxada, desfrutando do ronronar do seu motor de quatro cilindros.
Design e estética
O seu design 'cab-forward' foi uma declaração de intenções, maximizando o espaço interior e conferindo-lhe uma silhueta única e aerodinâmica. Abandonou os faróis redondos do seu antecessor por óticas mais integradas e maduras, mas sem perder aquela cara amigável e otimista que o caracterizava. Era um carro que não passava despercebido, com proporções equilibradas e uma simplicidade de linhas que envelheceu com dignidade.
Tecnologia e características
A tecnologia do Neon era funcional e sem complicações, fiel à sua época. O maior luxo era a sua transmissão automática, embora limitada a três velocidades. Tinha o essencial: direção assistida e um sistema de áudio básico. O seu motor de injeção indireta era uma mecânica testada e simples, sem os avanços de eficiência que chegariam anos mais tarde. Era um carro honesto, focado na mecânica pura e dura mais do que nos gadgets eletrónicos.
Concorrência
Na sua luta por um lugar no mercado, o Neon enfrentou titãs europeus como o Volkswagen Bora, o Ford Focus Sedan ou o Opel Astra Sedan. Cada um oferecia uma receita diferente: a sobriedade e qualidade alemã contra a ousadia e amplitude do americano. Também competia com a fiabilidade japonesa de modelos como o Honda Civic ou o Toyota Corolla, tornando o Neon uma escolha mais passional do que racional.
Conclusão
O Chrysler Neon foi um carro com um encanto especial, uma alternativa carismática num mar de opções previsíveis. O seu atrativo residia na sua estética diferenciadora e no seu rolar confortável, embora pagando o preço de um consumo elevado e de uma transmissão preguiçosa. Hoje é um youngtimer que evoca uma era de otimismo e representa uma forma diferente de entender o automóvel, uma peça da cultura pop sobre rodas que continua a arrancar sorrisos.
