Chrysler Neon LE 2.0 Aut. · 133 CV (1999-2004)

1999
Gasolina
FWD
Automático 3v

Especificaciones y análisis del Chrysler Neon

Potência

133CV

Torque

177Nm

Consumo

8.7l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

12.8s

Vel. Máx.

195km/h

Peso

1325kg

Preço

17,483

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 3v

Tração

FWD

Lugares

5 / 4 portas

Porta-malas

371 L

Tanque

47 L

Potência

98 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima133 CV / 98 kW
Torque máximo177 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 3v

Capacidades

Tanque47 L
Porta-malas371 L

Análise detalhada do Chrysler Neon LE 2.0 Aut. · 133 CV (1999-2004)

Descrição geral

O Chrysler Neon de 1999 irrompeu no mercado como uma lufada de ar fresco americano no conservador segmento dos sedãs compactos europeus. Com uma proposta que priorizava o design e uma personalidade descontraída, procurava conquistar aqueles que queriam mais do que um simples meio de transporte, oferecendo um pedacinho do sonho americano a um preço acessível.

Experiência de condução

Ao volante, o Neon transmite uma sensação de robustez muito americana. O seu motor de 2.0 litros e 133 cavalos parece disposto e puxa com vontade, mas a antiquada caixa de velocidades automática de apenas três velocidades trava o seu ímpeto e eleva o consumo. Não é um desportivo, mas sim um companheiro de viagem tranquilo e confortável, com uma suspensão que filtra bem as irregularidades, mas que convida a uma condução relaxada, desfrutando do ronronar do seu motor de quatro cilindros.

Design e estética

O seu design 'cab-forward' foi uma declaração de intenções, maximizando o espaço interior e conferindo-lhe uma silhueta única e aerodinâmica. Abandonou os faróis redondos do seu antecessor por óticas mais integradas e maduras, mas sem perder aquela cara amigável e otimista que o caracterizava. Era um carro que não passava despercebido, com proporções equilibradas e uma simplicidade de linhas que envelheceu com dignidade.

Tecnologia e características

A tecnologia do Neon era funcional e sem complicações, fiel à sua época. O maior luxo era a sua transmissão automática, embora limitada a três velocidades. Tinha o essencial: direção assistida e um sistema de áudio básico. O seu motor de injeção indireta era uma mecânica testada e simples, sem os avanços de eficiência que chegariam anos mais tarde. Era um carro honesto, focado na mecânica pura e dura mais do que nos gadgets eletrónicos.

Concorrência

Na sua luta por um lugar no mercado, o Neon enfrentou titãs europeus como o Volkswagen Bora, o Ford Focus Sedan ou o Opel Astra Sedan. Cada um oferecia uma receita diferente: a sobriedade e qualidade alemã contra a ousadia e amplitude do americano. Também competia com a fiabilidade japonesa de modelos como o Honda Civic ou o Toyota Corolla, tornando o Neon uma escolha mais passional do que racional.

Conclusão

O Chrysler Neon foi um carro com um encanto especial, uma alternativa carismática num mar de opções previsíveis. O seu atrativo residia na sua estética diferenciadora e no seu rolar confortável, embora pagando o preço de um consumo elevado e de uma transmissão preguiçosa. Hoje é um youngtimer que evoca uma era de otimismo e representa uma forma diferente de entender o automóvel, uma peça da cultura pop sobre rodas que continua a arrancar sorrisos.