Especificaciones y análisis del Chevrolet Spark
Potência
82CV
Torque
111Nm
Consumo
4.9l/100
Emissões
119g/km
0-100 km/h
12.1s
Vel. Máx.
164km/h
Peso
1065kg
Preço
9,930€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 5v
FWD
5 / 5 portas
170 L
35 L
60 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Chevrolet Spark 1.2 LS+ · 82 CV (2012-2013)
Descrição geral
O Chevrolet Spark de 2010 irrompeu no asfalto como uma lufada de ar fresco, um carro citadino que não pedia licença para se destacar. Concebido para o coração da cidade, este pequeno gigante apresentou-se como uma solução de mobilidade inteligente e cheia de carácter, uma declaração de intenções para quem procura mais do que um simples meio de transporte.
Experiência de condução
Assumir o volante do Spark é sentir a energia da cidade nas suas mãos. O seu motor de 82 cavalos, embora modesto, sente-se vivo e ágil no trânsito, respondendo com brio a cada toque no acelerador. A caixa de velocidades manual de cinco velocidades conecta-o diretamente à condução, tornando cada viagem uma experiência participativa. É um carro que o convida a ziguezaguear pelas ruas com um sorriso, sentindo-se o rei de um ambiente urbano que se adapta ao seu tamanho compacto e à sua excelente manobrabilidade.
Design e estética
Visualmente, o Spark é pura audácia. Quebrou moldes com os seus faróis desproporcionalmente grandes e as suas linhas afiadas e ascendentes que lhe conferem um aspeto quase felino. O truque de design de esconder os puxadores das portas traseiras no pilar C confere-lhe uma enganadora aparência de coupé de três portas, um detalhe que grita juventude e dinamismo. Por dentro, o painel de instrumentos inspirado no de uma motocicleta é o coração de um habitáculo funcional que, sem luxos, o faz sentir-se num espaço moderno e diferente.
Tecnologia e características
Num mundo onde a tecnologia por vezes sobrecarrega, o Spark oferecia uma simplicidade reconfortante, mas com toques de modernidade. O seu equipamento focava-se no essencial para garantir o conforto, mas a sua maior característica tecnológica era, sem dúvida, o painel de instrumentos. Essa combinação de um velocímetro analógico com um ecrã digital multifunções era uma declaração de intenções, um aceno a um público jovem que valorizava tanto a funcionalidade como um design inovador e fresco para a sua época.
Concorrência
O Spark não teve uma vida fácil, pois lutava no renhido segmento dos citadinos contra titãs como o Fiat 500, com o seu charme retro, o prático Hyundai i10 ou o sempre fiável Kia Picanto. No entanto, o Chevrolet conseguiu conquistar o seu espaço graças ao seu design arrojado, um espaço interior surpreendentemente generoso para as suas dimensões e uma sensação de condução mais viva do que a de muitos dos seus concorrentes diretos.
Conclusão
O Chevrolet Spark é muito mais do que um carro pequeno; é um companheiro de aventuras urbanas com uma personalidade avassaladora. É a escolha perfeita para quem valoriza a agilidade, um design que não passa despercebido e custos de manutenção contidos. Não é o mais potente nem o mais refinado, mas a sua honestidade mecânica e o carisma que exala tornam-no uma opção cativante e extremamente agradável para o dia a dia na selva de asfalto.




