Cadillac BLS Wagon 2.8T V6 255cv Elegance Aut. 6 vel. (2008-2009)

2008
Gasolina
FWD
Automático 6v
Cadillac BLS - Vista 1
Cadillac BLS - Vista 2
Cadillac BLS - Vista 3
Cadillac BLS - Vista 4

Especificaciones y análisis del Cadillac BLS

Potência

256CV

Torque

365Nm

Consumo

11.4l/100

Emissões

274g/km

0-100 km/h

8s

Vel. Máx.

240km/h

Peso

-kg

Preço

42,890

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

419 L

Tanque

58 L

Potência

188 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima256 CV / 188 kW
Torque máximo365 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 6v

Capacidades

Tanque58 L
Porta-malas419 L

Análise detalhada do Cadillac BLS Wagon 2.8T V6 255cv Elegance Aut. 6 vel. (2008-2009)

Descrição geral

A Cadillac BLS Wagon foi a ousada tentativa da icónica marca americana de conquistar o coração do segmento de carrinhas premium europeias. Sob a sua pele de design acentuado e distinto, esconde-se uma plataforma sueca de eficácia comprovada, mas a alma desta versão é puramente americana: um imponente motor V6 turbo de 2.8 litros que promete emoções fortes e um caráter único num mar de sobriedade alemã.

Experiência de condução

Pôr-se ao volante da BLS Wagon 2.8T é uma experiência que desperta os sentidos. O rugido do V6 a ganhar vida é uma melodia viciante, uma promessa dos 256 cavalos que esperam ser libertados. A aceleração é contundente e linear, empurrando as costas contra o assento com uma força que surpreende num carro familiar. Não é um desportivo radical, mas sim um soberbo grand tourer, capaz de devorar quilómetros de autoestrada com uma postura e um conforto excecionais, sentindo-se sempre poderoso e cheio de binário para qualquer ultrapassagem.

Design e estética

Visualmente, a BLS Wagon não deixa ninguém indiferente. Adota a linguagem de design 'Art & Science' da Cadillac, com linhas retas, ângulos marcados e uma grelha cromada que lhe conferem uma presença imponente e exótica. É um carro que se distingue, que quebra moldes na categoria das carrinhas. O interior, embora bem equipado e espaçoso, não atinge o mesmo nível de impacto, partilhando demasiados elementos com o seu primo, o Saab 9-3, o que lhe retira alguma da exclusividade que o seu exterior proclama.

Tecnologia e características

No seu coração tecnológico bate o motor V6 turboalimentado, uma joia da engenharia da General Motors para a época, construído em alumínio e capaz de entregar um binário massivo desde rotações muito baixas. Está associado a uma caixa de velocidades automática de 6 velocidades que procura o conforto de condução. O chassis, com suspensão traseira multilink, oferece um excelente compromisso entre estabilidade a alta velocidade e conforto, demonstrando a sua herança europeia. Embora o seu sistema de infoentretenimento seja de outra era, a sua dotação em segurança ativa e passiva era notável.

Concorrência

Esta exótica americana atreveu-se a desafiar a realeza europeia das carrinhas premium. Os seus rivais diretos eram as intocáveis Audi A4 Avant, BMW Série 3 Touring e Mercedes-Benz Classe C Station. Contra elas, a Cadillac opunha um design radicalmente diferente, uma exclusividade garantida pelas suas baixas vendas e, acima de tudo, a força bruta e o carisma do seu motor V6, muitas vezes a um preço mais competitivo do que os seus homólogos alemães de seis cilindros.

Conclusão

A Cadillac BLS Wagon 2.8T V6 é uma declaração de intenções, um carro para quem procura diferenciar-se sem renunciar ao desempenho ou à praticidade. É um veículo com uma alma dupla: o conforto e a dinâmica de uma carrinha europeia com a potência e o caráter de um 'muscle car' americano. Embora não tenha conseguido destronar os reis do segmento, hoje representa uma opção fascinante e rara no mercado de usados, um futuro clássico para conhecedores que valorizam a potência, a exclusividade e uma personalidade avassaladora.