BMW Z4 M Roadster · 343 CV (2008)

2006
Gasolina
RWD
Manual 6v
BMW Z4 - Vista 1
BMW Z4 - Vista 2
BMW Z4 - Vista 3
BMW Z4 - Vista 4

Especificaciones y análisis del BMW Z4

Potência

343CV

Torque

365Nm

Consumo

12.1l/100

Emissões

292g/km

0-100 km/h

5s

Vel. Máx.

250km/h

Peso

1485kg

Preço

70,500

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 6v

Tração

RWD

Lugares

2 / 2 portas

Porta-malas

220 L

Tanque

55 L

Potência

252 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima343 CV / 252 kW
Torque máximo365 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque55 L
Porta-malas220 L

Análise detalhada do BMW Z4 M Roadster · 343 CV (2008)

Descrição geral

O BMW Z4 M Roadster não é um descapotável qualquer; é o culminar de uma era, a expressão mais pura e selvagem da primeira geração do Z4. Equipado com o lendário motor do M3 E46, este carro é uma declaração de intenções, um roadster nascido para emocionar e conectar o condutor ao asfalto de uma forma visceral e quase esquecida.

Experiência de condução

Conduzir o Z4 M é uma experiência avassaladora para os sentidos. O uivo metálico do motor de seis cilindros em linha a subir até às 7.900 rpm é viciante. Cada mudança da sua precisa caixa manual de 6 velocidades é um ato mecânico deliberado, e a tração traseira, juntamente com um chassis rígido e comunicativo, faz com que se sinta parte da máquina. É um carro exigente, que pede mãos experientes para extrair o seu potencial, mas a recompensa é uma sensação de velocidade e controlo que muito poucos carros modernos conseguem replicar. É pura adrenalina a céu aberto.

Design e estética

O seu design, da autoria de Chris Bangle, é uma escultura em movimento. O capô muito longo, o habitáculo recuado e a traseira curta criam uma silhueta clássica de roadster, mas com as controversas e angulares linhas 'flame surfacing' que o tornam único. A versão M acentua a sua agressividade com para-choques específicos, as quatro saídas de escape icónicas da M e jantes que preenchem as musculosas cavas das rodas. É um design que não deixa ninguém indiferente e que envelheceu com uma personalidade avassaladora.

Tecnologia e características

Aqui, a tecnologia está ao serviço da condução, não do entretenimento. Esqueça os grandes ecrãs ou os assistentes complexos. O Z4 M investe em engenharia de alto desempenho: um motor atmosférico de altíssimas rotações, um diferencial autoblocante M, travões sobredimensionados e uma direção hidráulica incrivelmente direta. É um carro analógico num mundo digital, onde a tecnologia mais importante é a que o conecta à estrada.

Concorrência

Na sua época, o seu grande rival foi, sem dúvida, o Porsche Boxster S (987). Enquanto o Porsche oferecia um equilíbrio e uma fineza requintados, o Z4 M era a alternativa mais brutal, passional e desafiadora. Outros concorrentes como o Mercedes-Benz SLK 55 AMG jogavam numa liga diferente, mais focada no conforto e na força bruta do que na agilidade em curva. O Z4 M foi sempre a escolha para o purista que procurava a emoção mais crua.

Conclusão

O BMW Z4 M Roadster é muito mais do que um carro rápido; é uma peça de coleção e uma máquina de gerar sorrisos. Representa o fim de uma linhagem de gloriosos motores atmosféricos num formato de roadster compacto e ágil. Não é o carro mais confortável nem o mais fácil, mas o seu caráter indomável e a pureza da sua experiência de condução tornam-no num futuro clássico inesquecível. É uma joia para quem valoriza a arte de conduzir acima de tudo.