Especificaciones y análisis del BMW Z4
Potência
343CV
Torque
365Nm
Consumo
12.1l/100
Emissões
292g/km
0-100 km/h
5s
Vel. Máx.
250km/h
Peso
1485kg
Preço
70,500€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 6v
RWD
2 / 2 portas
220 L
55 L
252 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do BMW Z4 M Roadster · 343 CV (2008)
Descrição geral
O BMW Z4 M Roadster não é um descapotável qualquer; é o culminar de uma era, a expressão mais pura e selvagem da primeira geração do Z4. Equipado com o lendário motor do M3 E46, este carro é uma declaração de intenções, um roadster nascido para emocionar e conectar o condutor ao asfalto de uma forma visceral e quase esquecida.
Experiência de condução
Conduzir o Z4 M é uma experiência avassaladora para os sentidos. O uivo metálico do motor de seis cilindros em linha a subir até às 7.900 rpm é viciante. Cada mudança da sua precisa caixa manual de 6 velocidades é um ato mecânico deliberado, e a tração traseira, juntamente com um chassis rígido e comunicativo, faz com que se sinta parte da máquina. É um carro exigente, que pede mãos experientes para extrair o seu potencial, mas a recompensa é uma sensação de velocidade e controlo que muito poucos carros modernos conseguem replicar. É pura adrenalina a céu aberto.
Design e estética
O seu design, da autoria de Chris Bangle, é uma escultura em movimento. O capô muito longo, o habitáculo recuado e a traseira curta criam uma silhueta clássica de roadster, mas com as controversas e angulares linhas 'flame surfacing' que o tornam único. A versão M acentua a sua agressividade com para-choques específicos, as quatro saídas de escape icónicas da M e jantes que preenchem as musculosas cavas das rodas. É um design que não deixa ninguém indiferente e que envelheceu com uma personalidade avassaladora.
Tecnologia e características
Aqui, a tecnologia está ao serviço da condução, não do entretenimento. Esqueça os grandes ecrãs ou os assistentes complexos. O Z4 M investe em engenharia de alto desempenho: um motor atmosférico de altíssimas rotações, um diferencial autoblocante M, travões sobredimensionados e uma direção hidráulica incrivelmente direta. É um carro analógico num mundo digital, onde a tecnologia mais importante é a que o conecta à estrada.
Concorrência
Na sua época, o seu grande rival foi, sem dúvida, o Porsche Boxster S (987). Enquanto o Porsche oferecia um equilíbrio e uma fineza requintados, o Z4 M era a alternativa mais brutal, passional e desafiadora. Outros concorrentes como o Mercedes-Benz SLK 55 AMG jogavam numa liga diferente, mais focada no conforto e na força bruta do que na agilidade em curva. O Z4 M foi sempre a escolha para o purista que procurava a emoção mais crua.
Conclusão
O BMW Z4 M Roadster é muito mais do que um carro rápido; é uma peça de coleção e uma máquina de gerar sorrisos. Representa o fim de uma linhagem de gloriosos motores atmosféricos num formato de roadster compacto e ágil. Não é o carro mais confortável nem o mais fácil, mas o seu caráter indomável e a pureza da sua experiência de condução tornam-no num futuro clássico inesquecível. É uma joia para quem valoriza a arte de conduzir acima de tudo.




