Especificaciones y análisis del BMW X5
Potência
347CV
Torque
480Nm
Consumo
14.9l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
6.5s
Vel. Máx.
240km/h
Peso
2180kg
Preço
84,400€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 5v
AWD
5 / 5 portas
465 L
93 L
255 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do BMW X5 4.6is · 347 CV (2002-2003)
Descrição geral
O BMW X5 4.6is não é apenas um SUV, é uma declaração de intenções do início dos anos 2000. Foi a resposta de Munique à necessidade de combinar a versatilidade de um veículo todo-o-terreno com a alma e o coração de um desportivo. Sob o seu capô bate um V8 atmosférico de 4.6 litros que o catapultou para o topo de um segmento que ele próprio ajudou a criar, o dos Sport Activity Vehicle de alto desempenho.
Experiência de condução
Conduzir o X5 4.6is é uma experiência visceral dominada pelo rugido dos seus 347 cavalos. O impulso é brutal e constante, colando-nos ao banco com uma força que desafia as suas mais de duas toneladas de peso. Acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos parece que estamos a libertar uma tempestade. Apesar do seu tamanho, a tração integral e uma afinação firme conferem-lhe uma agilidade surpreendente, transmitindo uma sensação de controlo e poder absoluto sobre o asfalto.
Design e estética
A sua estética é pura força. A carroçaria, mais larga e com detalhes específicos, assenta sobre umas imponentes jantes de 20 polegadas que preenchem as cavas das rodas. Os para-choques desportivos e as quatro saídas de escape anunciam sem pudor o seu potencial. Por dentro, o luxo e a desportividade andam de mãos dadas com bancos em pele de alta qualidade e um posto de condução focado no prazer de sentir a máquina, um ambiente premium inconfundivelmente BMW.
Tecnologia e características
Para a sua época, o 4.6is era uma montra tecnológica. O seu motor V8 de alumínio, a caixa de velocidades automática Steptronic de 5 velocidades e o sistema de tração integral permanente eram o núcleo do seu desempenho. A suspensão, com um esquema McPherson à frente e um complexo paralelogramo deformável atrás, procurava o equilíbrio perfeito entre conforto e desportividade. Embora careça das ajudas à condução modernas, a sua engenharia mecânica pura é o que define o seu caráter.
Concorrência
No clube exclusivo dos super-SUVs da época, o X5 4.6is media-se frente a frente com titãs como o Porsche Cayenne S de primeira geração e o imponente Mercedes-Benz ML 55 AMG. Foi uma batalha épica entre fabricantes alemães para conquistar um território novo e emocionante, onde a potência e o luxo não estavam em conflito com uma carroçaria elevada.
Conclusão
O BMW X5 4.6is é mais do que um carro; é um ícone de uma era dourada dos motores de combustão. Um veículo passional, irracional e absolutamente viciante. Representa a audácia da BMW ao criar um todo-o-terreno que se conduz como um desportivo, um futuro clássico que hoje é valorizado pela sua autenticidade e pelas emoções puras que é capaz de entregar. É uma besta maravilhosa, um monumento ao V8 atmosférico.




