Especificaciones y análisis del BMW Serie 7
Potência
272CV
Torque
360Nm
Consumo
11.2l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
7.5s
Vel. Máx.
250km/h
Peso
1975kg
Preço
88,100€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 6v
RWD
5 / 4 portas
500 L
88 L
200 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do BMW 735Li · 272 CV (2002-2005)
Descrição geral
O BMW Série 7 da geração E66, e na sua versão longa 735Li, foi uma declaração de intenções, uma ruptura audaciosa com o passado. Lançado em 2002, não só redefiniu o luxo para a BMW, mas também polarizou o mundo automóvel com o seu design e tecnologia. Sob o seu imponente capô, um V8 de 3,6 litros e 272 cavalos prometia uma viagem em primeira classe, cheia de potência e suavidade.
Experiência de condução
Conduzir o 735Li é como deslizar numa bolha de serenidade e poder. O isolamento acústico é sublime, apagando o mundo exterior para deixar apenas o murmúrio distante e refinado do motor V8. A entrega de potência é linear e contundente, uma onda de torque que o empurra com uma elegância imperial. A suspensão filtra cada imperfeição, criando uma sensação de flutuar sobre o asfalto, enquanto a sua estabilidade na estrada transmite uma segurança e solidez avassaladoras. É um carro que o faz sentir-se importante, seja ao volante ou nos seus majestosos bancos traseiros.
Design e estética
Amado e odiado em igual medida, o design de Chris Bangle para este Série 7 foi uma revolução. Quebrou todos os moldes com as suas superfícies fluidas, conhecidas como 'flame surfacing', e a sua controversa tampa da mala. A sua presença é inegável; é uma berlina longa e larga que ocupa o seu espaço com autoridade e uma elegância vanguardista. Visto hoje, o seu design envelheceu surpreendentemente bem, provando ser uma obra influente que ousou ser diferente e abriu o caminho para a década seguinte.
Tecnologia e características
Este Série 7 foi uma montra tecnológica que introduziu pela primeira vez o sistema iDrive. Foi um conceito visionário que procurava unificar o controlo da navegação, climatização e entretenimento num único comando, limpando a consola de botões. Embora a sua primeira versão fosse complexa, lançou as bases para os sistemas de infoentretenimento modernos. Juntamente com a sua transmissão automática de seis velocidades com seletor na coluna de direção e a sua avançada suspensão ativa, representava o auge da inovação automóvel da sua época.
Concorrência
No olimpo das berlinas de luxo, o BMW 735Li enfrentou titãs lendários. O seu arqui-inimigo foi sempre o Mercedes-Benz Classe S, a referência eterna em conforto e luxo clássico. O Audi A8, com a sua construção em alumínio e tração quattro, representava a alternativa tecnológica e moderna. Também não podemos esquecer o Jaguar XJ, que oferecia uma abordagem mais aristocrática e desportiva ao luxo britânico. Foi uma batalha de gigantes para conquistar a garagem mais exclusiva.
Conclusão
O BMW 735Li (E66) é muito mais do que uma simples berlina de luxo; é um marco na história da BMW. Foi um carro corajoso, incompreendido por muitos na sua época, mas que demonstrou uma visão de futuro inegável. Oferece uma experiência de viagem soberba, um nível de conforto excecional e uma qualidade de construção que já não se encontra facilmente. Hoje, representa uma oportunidade única de aceder a um nível extraordinário de luxo e refinamento mecânico, um futuro clássico que continua a emocionar e a virar cabeças.




