Especificaciones y análisis del BMW Serie 3
Potência
360CV
Torque
370Nm
Consumo
11.9l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
4.9s
Vel. Máx.
250km/h
Peso
1385kg
Preço
94,100€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 6v
RWD
4 / 2 portas
410 L
63 L
265 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do BMW M3 CSL · 360 CV (2004-2006)
Descrição geral
O BMW M3 CSL não é apenas um carro, é uma declaração de intenções, a materialização da filosofia 'Coupé, Sport, Lightweight'. Nascido como uma edição especial e limitada do já icónico M3 E46, representa a busca obsessiva pela pureza na condução, eliminando tudo o que é supérfluo para conectar o piloto diretamente com o asfalto. É a joia da coroa de uma geração, um mito instantâneo que desperta uma profunda admiração.
Experiência de condução
Assumir o volante do M3 CSL é uma experiência visceral que acelera o pulso. O uivo metálico do motor de seis cilindros em linha a subir até às 7900 rpm é uma sinfonia viciante. Cada curva parece uma conexão telepática graças ao seu chassi aligeirado e a uma direção incrivelmente precisa. A caixa de velocidades SMG II, no seu modo mais agressivo, bate nas tuas costas a cada mudança, lembrando-te que não estás num carro qualquer, mas sim numa máquina de competição homologada para a estrada. É pura emoção, sem filtros.
Design e estética
A sua estética é uma consequência direta da sua função. O inconfundível tejadilho de fibra de carbono não só reduz o peso, como também baixa o centro de gravidade, colando o carro ao chão. O para-choques dianteiro com a sua única e arrojada entrada de ar circular, o spoiler 'cauda de pato' integrado na mala e as jantes forjadas de 19 polegadas gritam o seu propósito. Não há adornos, apenas uma beleza agressiva e funcional que intimida e apaixona em partes iguais.
Tecnologia e características
A magia do CSL reside na sua obsessiva dieta de emagrecimento. A BMW utilizou fibra de carbono no tejadilho, na consola central e nos painéis das portas, juntamente com um vidro traseiro mais fino e a eliminação de elementos de conforto. O resultado são 110 kg a menos que um M3 padrão. O motor S54 foi potenciado para 360 cv com uma admissão de ar em carbono específica, enquanto a suspensão, os travões e uma direção mais direta foram recalibrados para um desempenho em pista. É o auge da engenharia analógica da BMW M.
Concorrência
No olimpo dos desportivos puristas da sua época, o M3 CSL teve um rival principal que partilhava a sua mesma filosofia de leveza e foco na pista: o Porsche 911 GT3 da geração 996. Ambos ofereciam uma experiência de condução crua e exigente, tornando-se os expoentes máximos para os entusiastas que procuravam a ligação mais pura entre homem e máquina, embora cada um com o caráter inconfundível da sua marca.
Conclusão
O BMW M3 CSL é muito mais do que a soma das suas partes. É um marco, o canto do cisne de uma era de desportivos analógicos e de aspiração natural. Conduzi-lo é um privilégio que deixa uma marca indelével. Hoje, é uma lenda viva, um objeto de desejo para colecionadores e a prova irrefutável de que, por vezes, menos é infinitamente mais. Um carro que não se conduz, sente-se com cada fibra do teu ser.




