Especificaciones y análisis del BMW Serie 3
Potência
143CV
Torque
200Nm
Consumo
7.4l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
9.3s
Vel. Máx.
214km/h
Peso
1375kg
Preço
27,400€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 5v
RWD
5 / 3 portas
310 L
63 L
105 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do BMW 318ti Compact · 143 CV (2001-2005)
Descrição geral
O BMW 318ti Compact da geração E46 foi a aposta ousada de Munique para conquistar o segmento dos compactos premium. Não era apenas uma versão encurtada do aclamado Série 3, mas um carro com uma personalidade única, projetado para oferecer a essência da condução BMW a um público mais jovem e dinâmico. Um concentrado de desportivismo e qualidade que o fazia sentir-se especial desde o primeiro momento.
Experiência de condução
Assumir o volante é uma experiência puramente analógica e gratificante. O motor de 4 cilindros e 143 cv sobe de rotação com alegria, empurrando com decisão graças aos seus 200 Nm de binário. A magia reside no seu chassis: a tração traseira convida a brincar em cada curva, a direção é precisa e comunicativa, e a caixa manual de 5 velocidades tem um toque mecânico delicioso. Acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos é visceral, uma conexão direta entre o condutor, a máquina e o asfalto.
Design e estética
O seu design foi, e continua a ser, um tema de conversa. Amado por uns e criticado por outros, o 318ti Compact não deixa ninguém indiferente. A controversa dianteira com os seus faróis redondos duplos e uma traseira abruptamente cortada com farolins estilo 'Lexus' davam-lhe um caráter rebelde e distinto. Era a ovelha negra da família E46, uma declaração de intenções que procurava quebrar moldes sem perder a icónica grelha de duplo rim.
Tecnologia e características
A tecnologia deste carro não estava nos ecrãs, mas no seu coração mecânico. O motor com sistema Valvetronic foi uma inovação importante para a época, otimizando o desempenho e o consumo. O seu verdadeiro arsenal tecnológico residia no chassis, com uma suspensão dianteira McPherson e um sofisticado eixo traseiro multilink, herança direta dos seus irmãos mais velhos. Tudo estava focado num único objetivo: alcançar um comportamento dinâmico superlativo.
Concorrência
Na sua época, enfrentou uma concorrência feroz que também procurava combinar prestígio e tamanho compacto. Os seus principais adversários foram o elegante Audi A3, que oferecia a opção de tração quattro, e o estiloso Mercedes-Benz Classe C Sportcoupé, outro coupé de tração traseira. Também teve de competir com o passional Alfa Romeo 147, que jogava a carta do design e do coração italiano.
Conclusão
O BMW 318ti Compact é muito mais do que um simples carro; é uma emoção sobre rodas. Um veículo para puristas que valorizam a sensação de conduzir acima de tudo. Apesar do seu design polarizador e de um espaço interior mais justo do que na berlina, recompensa com uma agilidade e uma conexão que poucos compactos do seu tempo podiam oferecer. É a porta de entrada perfeita para o universo da tração traseira da BMW, um futuro clássico com uma alma inesquecível.




