BMW 318ti Compact Aut. · 143 CV (2001-2005)

2001
Gasolina
RWD
Automático 5v
BMW Serie 3 - Vista 1
BMW Serie 3 - Vista 2
BMW Serie 3 - Vista 3
BMW Serie 3 - Vista 4

Especificaciones y análisis del BMW Serie 3

Potência

143CV

Torque

200Nm

Consumo

8l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

10.2s

Vel. Máx.

211km/h

Peso

1395kg

Preço

29,400

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 5v

Tração

RWD

Lugares

5 / 3 portas

Porta-malas

310 L

Tanque

63 L

Potência

105 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima143 CV / 105 kW
Torque máximo200 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 5v

Capacidades

Tanque63 L
Porta-malas310 L

Análise detalhada do BMW 318ti Compact Aut. · 143 CV (2001-2005)

Descrição geral

O BMW Série 3 Compact 318ti é a porta de entrada para o universo de sensações da BMW do início dos anos 2000. Um carro que encapsula o espírito da aclamada geração E46 num formato mais arrojado e acessível, oferecendo uma experiência de condução pura e um caráter que não deixa ninguém indiferente. Foi a aposta de Munique para conquistar os corações de um público mais jovem sem renunciar à sua essência: o prazer de conduzir.

Experiência de condução

Assumir o volante é sentir uma conexão imediata com o asfalto. A tração traseira empurra-o por trás com uma nobreza viciante, enquanto a direção, precisa e comunicativa, desenha cada curva com uma confiança soberba. Os seus 143 cavalos, entregues por um motor atmosférico que adora subir de rotações, emitem uma melodia mecânica que emociona. Embora a caixa automática suavize a entrega, o chassis perfeitamente equilibrado convida-o a brincar, lembrando-o a cada momento que está a conduzir um autêntico BMW, um carro feito por e para entusiastas.

Design e estética

O design do E46 Compact foi uma declaração de intenções, uma rutura corajosa e polarizadora. A sua frente, com os quatro faróis redondos unificados sob um vidro, e a sua traseira, com farolins de design radicalmente novo, criaram uma linguagem visual única que ou se amava ou se odiava. Por dentro, no entanto, é a quintessência da BMW: um painel de instrumentos orientado para o condutor, materiais de qualidade excecional para a época e uma ergonomia simplesmente perfeita que o faz sentir em controlo total.

Tecnologia e características

Para a sua época, o 318ti era um carro tecnologicamente avançado. O seu motor a gasolina foi um dos primeiros a incorporar o sistema Valvetronic da BMW, que otimizava a resposta e o consumo de uma forma muito engenhosa. O verdadeiro tesouro tecnológico, no entanto, residia no seu chassis: uma sofisticada suspensão traseira multilink e um equilíbrio de pesos quase perfeito, herança direta dos seus irmãos mais velhos, tornavam-no a referência dinâmica do seu segmento.

Concorrência

No clube exclusivo dos compactos premium da época, os seus principais adversários eram o Audi A3 e o Mercedes-Benz Classe C SportCoupé. Enquanto o Audi apostava na tração dianteira ou integral e num design mais conservador, e o Mercedes oferecia uma abordagem mais orientada para o conforto, o BMW 318ti destacava-se como a única opção para puristas, graças à sua arquitetura de tração traseira que garantia uma experiência de condução mais desportiva e autêntica.

Conclusão

O BMW 318ti Compact é muito mais do que um Série 3 encurtado; é um carro com uma personalidade avassaladora e a alma de um verdadeiro desportivo. Representa uma forma de entender o automóvel que hoje se sente falta: compacto, ágil, de tração traseira e com um motor atmosférico cheio de caráter. É uma joia para quem valoriza as sensações puras ao volante acima de tudo, um futuro clássico que oferece a essência da BMW no seu estado mais puro e acessível.