BMW 330iA Berlina · 231 CV (2000-2005)

1998
Gasolina
RWD
Automático 5v
BMW Serie 3 - Vista 1
BMW Serie 3 - Vista 2
BMW Serie 3 - Vista 3
BMW Serie 3 - Vista 4

Especificaciones y análisis del BMW Serie 3

Potência

231CV

Torque

300Nm

Consumo

9.6l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

7s

Vel. Máx.

247km/h

Peso

1540kg

Preço

41,954

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 5v

Tração

RWD

Lugares

5 / 4 portas

Porta-malas

440 L

Tanque

63 L

Potência

170 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima231 CV / 170 kW
Torque máximo300 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 5v

Capacidades

Tanque63 L
Porta-malas440 L

Análise detalhada do BMW 330iA Berlina · 231 CV (2000-2005)

Descrição geral

O BMW Série 3 330i da geração E46 não é apenas um carro, é um ícone. Representa o culminar de uma era dourada para a BMW, onde a engenharia se focava na pura ligação entre o condutor e a máquina. O seu coração, um motor de seis cilindros em linha naturalmente aspirado, é uma melodia mecânica que define o que significa 'o prazer de conduzir'.

Experiência de condução

Sentar-se ao volante é redescobrir a condução no seu estado mais puro. O impulso dos seus 231 cavalos é linear e viciante, acompanhado pelo uivo metálico do motor a subir de rotação até às 5900 rpm. A tração traseira convida-o a brincar em cada curva, com um chassis tão equilibrado que parece uma extensão do seu próprio corpo. É um carro que comunica, que o faz sentir cada metro de asfalto e o recompensa com um sorriso indelével.

Design e estética

O design da geração E46 é uma obra-prima de proporções e elegância intemporal. As suas linhas são fluidas mas musculosas, sem um único ângulo supérfluo. Envelheceu com uma graça excecional, mantendo uma presença na estrada que muitos carros modernos invejam. É a definição de uma berlina desportiva, tão bela hoje como no dia em que saiu da fábrica.

Tecnologia e características

Embora hoje os seus sistemas nos pareçam simples, na sua época o 330i era uma montra tecnológica. O seu motor M54 com bloco e cabeça de alumínio, injeção indireta e sistema de admissão variável era uma joia da engenharia. A suspensão traseira multi-link e uma caixa automática de 5 velocidades ofereciam um equilíbrio perfeito entre conforto e desportivismo, um feito para a época.

Concorrência

No seu auge, lutou ferozmente contra o conforto do Mercedes-Benz Classe C e a tração integral do Audi A4. No entanto, nenhum dos seus contemporâneos conseguia igualar a agilidade, a sensibilidade da direção e a experiência de condução puramente analógica e gratificante que este BMW oferecia. Era, e para muitos ainda é, o rei indiscutível do dinamismo no seu segmento.

Conclusão

O BMW 330iA E46 é muito mais do que uma berlina do início dos anos 2000. É uma cápsula do tempo que nos transporta para uma era em que a potência tinha caráter e a eletrónica servia o condutor, não o substituía. É um investimento em felicidade, um futuro clássico que oferece sensações autênticas e uma ligação mecânica que se perdeu na indústria automóvel moderna.