BMW 330d Gran Turismo Aut. · 258 CV (2014-2015)

2013
Gasóleo
RWD
Automático 8v
BMW Serie 3 Gran Turismo - Vista 1
BMW Serie 3 Gran Turismo - Vista 2
BMW Serie 3 Gran Turismo - Vista 3
BMW Serie 3 Gran Turismo - Vista 4

Especificaciones y análisis del BMW Serie 3 Gran Turismo

Potência

258CV

Torque

560Nm

Consumo

5.1l/100

Emissões

135g/km

0-100 km/h

5.7s

Vel. Máx.

250km/h

Peso

1735kg

Preço

52,700

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Automático 8v

Tração

RWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

520 L

Tanque

57 L

Potência

190 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima258 CV / 190 kW
Torque máximo560 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoAutomático 8v

Capacidades

Tanque57 L
Porta-malas520 L

Análise detalhada do BMW 330d Gran Turismo Aut. · 258 CV (2014-2015)

Descrição geral

O BMW Série 3 Gran Turismo 330d é uma declaração de intenções, uma reinterpretação audaciosa do conceito de sedan que funde a elegância de um coupé com a versatilidade de uma carrinha. Nascido em 2013, este modelo destaca-se dos seus irmãos de gama para oferecer uma experiência única, onde o espaço, o conforto e um desempenho avassalador, graças ao seu soberbo motor diesel de seis cilindros, se unem para criar o viajante definitivo.

Experiência de condução

Assumir o volante é sentir uma onda de poder e requinte. O motor de 3.0 litros e 258 cavalos empurra com uma força descomunal e constante desde rotações muito baixas, catapultando-o de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos com uma suavidade requintada, cortesia da sua caixa automática de 8 velocidades. É um devorador de quilómetros nato, um carro que o isola do mundo exterior num silêncio imperial, mas que responde com a garra e o equilíbrio de um autêntico BMW de tração traseira quando solicitado. A sensação é a de pilotar um comboio de alta velocidade privado, capaz de atravessar continentes sem o menor sinal de fadiga.

Design e estética

A sua estética é polarizadora e, sem dúvida, funcional. Mais alto e mais comprido que o sedan, a sua silhueta com linha de tejadilho descendente, portas sem moldura e um aileron traseiro ativo conferem-lhe uma personalidade inconfundível. Não procura ser o mais belo, mas sim o mais inteligente. A porta da bagageira abre-se para revelar uma mala gigantesca de 520 litros e um espaço para as pernas nos bancos traseiros digno de uma categoria superior. É um design que prioriza a habitabilidade e o conforto, criando uma presença imponente e prática em partes iguais.

Tecnologia e características

Para a sua época, o Série 3 GT estava na vanguarda. O coração tecnológico é o seu motor diesel com injeção common-rail e turbo de geometria variável, uma obra de engenharia que alcançava um consumo combinado de apenas 5,1 l/100km. No interior, o sistema de infoentretenimento iDrive erguia-se como o centro de controlo, enquanto opções como o Head-Up Display ou o controlo de cruzeiro adaptativo sublinhavam a sua vocação de grande estradista. A direção com assistência elétrica e a suspensão multilink completavam um conjunto tecnológico focado na eficiência e no prazer de conduzir.

Concorrência

Encontrar um rival direto para o Série 3 Gran Turismo é uma tarefa complexa devido ao seu conceito singular. O Audi A5 Sportback é talvez o que mais se assemelha pela sua carroçaria de cinco portas e abordagem premium, embora com um perfil mais baixo e desportivo. Alternativamente, poderia ser comparado com sedans familiares como o Mercedes-Benz Classe C Station ou o Audi A4 Avant, embora o BMW ofereça uma posição de condução mais elevada e um espaço interior superior. A sua verdadeira concorrência era a dúvida entre um sedan tradicional e um SUV, posicionando-se como a solução perfeita para quem não queria abdicar de nada.

Conclusão

O BMW 330d Gran Turismo é um carro para conhecedores, uma máquina excecionalmente completa que foi injustamente incompreendida. Representa a simbiose perfeita entre a potência avassaladora de um seis cilindros, um conforto de condução soberbo e uma praticidade familiar notável. É a escolha lógica e passional para quem valoriza o espaço mas se recusa a sacrificar a emoção e o dinamismo inerentes à marca bávara. Um verdadeiro lobo em pele de cordeiro para viajar em primeira classe.