Audi TT RS Roadster TFSI 294 kW (400 CV) quattro S tronic 7 vel. · 400 CV (2021)

2019
Gasolina
AWD
Automático 7v
Audi TT - Vista 1
Audi TT - Vista 2
Audi TT - Vista 3
Audi TT - Vista 4

Especificaciones y análisis del Audi TT

Potência

400CV

Torque

480Nm

Consumo

9.2l/100

Emissões

208g/km

0-100 km/h

3.9s

Vel. Máx.

250km/h

Peso

1640kg

Preço

93,190

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 7v

Tração

AWD

Lugares

2 / 2 portas

Porta-malas

280 L

Tanque

55 L

Potência

294 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima400 CV / 294 kW
Torque máximo480 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 7v

Capacidades

Tanque55 L
Porta-malas280 L

Análise detalhada do Audi TT RS Roadster TFSI 294 kW (400 CV) quattro S tronic 7 vel. · 400 CV (2021)

Descrição geral

O Audi TT RS Roadster é a expressão máxima de liberdade e potência na icónica silhueta do TT. Um descapotável que não só promete, como entrega uma experiência de condução visceral, graças ao seu lendário motor de cinco cilindros e à tração quattro que o cola ao asfalto. É um carro para sentir o vento e o rugido de 400 cavalos à solta, um convite para desfrutar de cada curva e cada reta a céu aberto.

Experiência de condução

Assumir o volante do TT RS Roadster é dar início a uma sinfonia mecânica inconfundível. O motor de cinco cilindros não só empurra com uma força brutal desde rotações muito baixas, catapultando-o de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos, como também emite um uivo viciante que se intensifica ao abrir a capota. A tração quattro transmite uma segurança espantosa, permitindo traçar curvas com uma precisão cirúrgica e uma sensação de controlo absoluto. Cada mudança da caixa S tronic é um estalo instantâneo que o conecta diretamente à máquina. É uma experiência sensorial completa, onde o som, a velocidade e o vento se fundem para criar pura adrenalina.

Design e estética

O design do Audi TT RS Roadster é uma declaração de intenções. A sua carroçaria, baixa e larga, é acentuada por detalhes que gritam desempenho: a grelha Singleframe em favo de mel, as enormes entradas de ar e as icónicas saídas de escape ovais. A capota de lona integra-se perfeitamente na silhueta e, uma vez recolhida, revela um puro dois lugares focado no prazer de conduzir. Por dentro, o ambiente é uma mistura perfeita de luxo e desportivismo. O Audi Virtual Cockpit concentra toda a informação no condutor, enquanto os bancos desportivos RS o abraçam e lhe lembram constantemente que está num carro muito especial.

Tecnologia e características

Sob a sua pele atlética, o TT RS esconde um arsenal tecnológico ao serviço do desempenho. O coração é o seu motor 2.5 TFSI de cinco cilindros, uma joia da engenharia com injeção mista e um turbo que sopra incansavelmente. A potência é gerida através da rapidíssima caixa de velocidades S tronic de dupla embraiagem e é distribuída de forma inteligente pelas quatro rodas através do sistema de tração integral quattro. O chassis, com a sua suspensão desportiva e direção progressiva, adapta-se para oferecer desde um conforto razoável até uma agilidade diabólica. O protagonismo no interior é do Audi Virtual Cockpit, um ecrã digital que substitui os mostradores tradicionais.

Concorrência

No exclusivo segmento dos roadsters de alto desempenho, o Audi TT RS Roadster enfrenta rivais de grande calibre. O seu concorrente mais direto é, sem dúvida, o Porsche 718 Boxster, especialmente nas suas versões S ou GTS, que oferecem um chassis de motor central e uma dinâmica de condução lendária. Outro grande adversário é o BMW Z4 M40i, que com o seu motor de seis cilindros em linha e tração traseira, propõe uma receita mais clássica, mas igualmente emocionante. Poderíamos também considerar o Jaguar F-Type Convertible, que compete em preço e na capacidade de gerar emoções fortes a céu aberto.

Conclusão

O Audi TT RS Roadster é muito mais do que um carro rápido; é uma máquina de criar sensações, um antídoto contra a monotonia. Representa o culminar de uma saga, combinando um design que já é um ícone com um motor carismático e um desempenho de supercarro. Não é o carro mais prático, mas o seu propósito é outro: oferecer uma experiência de condução pura, emocionante e viciante. É um futuro clássico, um capricho para puristas que valorizam o som, a velocidade e a ligação com a estrada acima de tudo.