Especificaciones y análisis del Audi Cabrio
Potência
420CV
Torque
430Nm
Consumo
13.9l/100
Emissões
334g/km
0-100 km/h
4.9s
Vel. Máx.
250km/h
Peso
1920kg
Preço
87,450€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 6v
AWD
4 / 2 portas
315 L
63 L
309 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Audi Cabrio RS 4 4.2 FSI quattro · 420 CV (2008-2009)
Descrição geral
O Audi RS 4 Cabrio é a personificação de um sonho para qualquer entusiasta de automóveis: a fusão perfeita entre a brutalidade de um supercarro e a liberdade de um descapotável. Apresentado numa era dourada para os motores de combustão, este carro não é apenas um meio de transporte, é uma declaração de intenções, uma máquina concebida para sentir cada quilómetro com o céu como único teto.
Experiência de condução
Conduzir o RS 4 Cabrio é uma experiência visceral que o cativa desde o primeiro momento. O coração de tudo é o seu glorioso motor V8 4.2 FSI atmosférico, uma joia mecânica que uiva até às 7800 rotações. Baixar a capota é abrir a porta para uma sinfonia de escapes, uma melodia viciante que acompanha uma aceleração fulgurante. A caixa manual de 6 velocidades conecta-o diretamente à máquina, enquanto a tração integral quattro lhe dá uma confiança infinita para libertar os seus 420 cavalos em qualquer curva, sentindo o vento e o sol numa dança de potência e controlo.
Design e estética
A sua estética é uma obra-prima de agressividade contida. Sobre a elegante silhueta do A4 Cabrio, a Audi Sport esculpiu cavas das rodas alargadas que albergam imponentes jantes de 19 polegadas, uma frente com enormes entradas de ar e a inconfundível grelha Singleframe em favo de mel. A traseira, dominada pelos dois escapes ovais, é uma promessa do desempenho que esconde. É um atleta de elite vestido com um fato feito à medida, musculoso e sofisticado em partes iguais.
Tecnologia e características
Sob a sua pele esconde-se o auge da engenharia alemã da época. O motor V8 de injeção direta FSI foi uma proeza técnica, capaz de girar a um regime altíssimo para entregar a sua potência. A lendária tração quattro, com o seu diferencial central Torsen, distribui o binário de forma magistral, garantindo uma motricidade e estabilidade soberbas. O chassis apoia-se em suspensões de paralelogramo deformável em ambos os eixos e um sistema de travões sobredimensionado, tudo calibrado para oferecer um dinamismo excecional.
Concorrência
Na sua época, este Audi mediu forças com titãs do calibre do BMW M3 Cabrio E93 e o seu V8 de altas rotações, ou o potente Mercedes-Benz CLK 63 AMG Cabriolet. Perante eles, o RS 4 Cabrio jogava a carta da exclusividade e da segurança conferida pela sua tração integral quattro, tornando-o num supercarro descapotável para desfrutar durante todo o ano, independentemente das condições meteorológicas.
Conclusão
O Audi RS 4 Cabrio é muito mais do que um carro; é uma peça de coleção, o canto do cisne de uma linhagem de desportivos puros. Representa uma fórmula mágica quase extinta: motor V8 atmosférico, caixa de velocidades manual e carroçaria de quatro lugares descapotável. É um veículo para puristas, uma máquina de gerar sorrisos e memórias inesquecíveis. O seu valor não reside apenas na sua velocidade, mas na intensidade e autenticidade das emoções que é capaz de provocar.




