Especificaciones y análisis del Audi A8
Potência
371CV
Torque
445Nm
Consumo
9.7l/100
Emissões
224g/km
0-100 km/h
5.8s
Vel. Máx.
250km/h
Peso
1960kg
Preço
109,310€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 8v
AWD
5 / 4 portas
510 L
90 L
273 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Audi A8 L 4.2 FSI quattro tiptronic 8 vel. · 371 CV (2012)
Descrição geral
O Audi A8 L 4.2 FSI quattro de 2012 não é apenas um carro, é a materialização do luxo e do poder na sua máxima expressão. Concebido como o navio-almirante da Audi, esta berlina de longa distância entre eixos foi projetada para oferecer uma experiência de viagem de primeira classe, combinando um espaço soberano com a força avassaladora do seu motor V8 atmosférico e a segurança da tração integral quattro.
Experiência de condução
Assumir o volante do A8 L é sentir como o mundo exterior se desvanece. O habitáculo envolve-o num silêncio quase absoluto, um santuário de couro e tecnologia. Mas sob essa calma bate um coração selvagem. O V8 de 4.2 litros e 371 cavalos empurra com uma força viciante, catapultando esta mole de quase duas toneladas de 0 a 100 km/h em apenas 5.8 segundos. A transmissão Tiptronic de 8 velocidades é pura seda, e a tração quattro prende-o ao asfalto com uma confiança inabalável. É uma dualidade fascinante: um cruzador imperial para devorar quilómetros sem fadiga e, ao mesmo tempo, uma fera capaz de arrepiar a pele com o rugido do seu motor.
Design e estética
O seu design é uma lição de elegância e contenção. A carroçaria longa, com os seus 5.27 metros, confere-lhe uma presença imponente e majestosa, uma silhueta que flui com linhas limpas e superfícies tensas. Não necessita de adornos supérfluos para comunicar o seu estatuto; a sua proporção por si só e a qualidade de cada detalhe falam por si. É o reflexo de um luxo inteligente, que prefere a sofisticação intemporal à ostentação momentânea, um carro que impõe respeito sem precisar de gritar.
Tecnologia e características
Na sua época, o A8 L era uma vitrine tecnológica sobre rodas. O seu chassis de alumínio Audi Space Frame (ASF) era uma proeza de engenharia que continha o peso e melhorava a dinâmica. A tração integral permanente quattro, uma marca da casa, garantia uma aderência superlativa em qualquer condição. O motor FSI de injeção direta, a suspensão pneumática adaptativa e a avançada caixa de velocidades automática de 8 relações trabalhavam em perfeita harmonia para oferecer um desempenho e conforto excecionais. Era, em essência, a vanguarda da indústria automóvel da sua década.
Concorrência
No olimpo das grandes berlinas de representação, o Audi A8 L media-se com titãs como o Mercedes-Benz Classe S e o BMW Série 7. Perante eles, o A8 L apresentava argumentos muito poderosos: a sua inovadora construção em alumínio, a segurança e o dinamismo da tração quattro de série e um design interior que era percebido como mais moderno e tecnológico. Também competia com o requinte do Lexus LS e o caráter do Jaguar XJ, posicionando-se como a opção para quem procurava um equilíbrio perfeito entre tecnologia, conforto e desportividade discreta.
Conclusão
O Audi A8 L 4.2 FSI quattro é uma obra-prima da engenharia alemã, um carro que transcende a sua função para se tornar uma declaração de princípios. Representa o pináculo do conforto, da potência e da sofisticação da sua era. Conduzi-lo ou ser transportado nele é um privilégio que o isola do stress e o conecta com o puro prazer de viajar. Uma berlina executiva intemporal que, mesmo hoje, continua a ser uma referência de como deve ser o luxo sobre quatro rodas.




