Audi A8 L 4.2 quattro tiptronic 5 vel. · 310 CV (2000-2002)

1999
Gasolina
AWD
Automático 5v
Audi A8 - Vista 1
Audi A8 - Vista 2
Audi A8 - Vista 3
Audi A8 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Audi A8

Potência

310CV

Torque

410Nm

Consumo

13l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

7s

Vel. Máx.

250km/h

Peso

1865kg

Preço

87,390

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 5v

Tração

AWD

Lugares

5 / 4 portas

Porta-malas

525 L

Tanque

92 L

Potência

228 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima310 CV / 228 kW
Torque máximo410 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 5v

Capacidades

Tanque92 L
Porta-malas525 L

Análise detalhada do Audi A8 L 4.2 quattro tiptronic 5 vel. · 310 CV (2000-2002)

Descrição geral

O Audi A8 L 4.2 quattro do início do século não é apenas um carro; é uma declaração de intenções sobre rodas. Representa o auge do luxo e da engenharia alemã da sua época, uma berlina de representação que envolvia os seus ocupantes numa aura de poder silencioso e sofisticação tecnológica. Entrar nele era, e continua a ser, entrar numa dimensão onde a estrada se rende ao conforto e à potência.

Experiência de condução

O coração desta nave é o seu majestoso motor V8 de 4.2 litros e 310 cavalos. A sua entrega de potência é uma torrente de força suave e linear, um impulso inesgotável que o lança de 0 a 100 km/h em 7 segundos sem o mínimo drama. A transmissão Tiptronic e, acima de tudo, a lendária tração quattro, transmitem uma sensação de segurança e estabilidade absolutas. Independentemente das condições meteorológicas, o A8 L agarra-se ao asfalto com uma tenacidade incrível, transformando cada viagem numa experiência serena e prazerosa, como deslizar sobre um colchão de ar a alta velocidade.

Design e estética

O seu design é um exercício de elegância intemporal e discrição. Com os seus mais de 5,1 metros de comprimento, a sua presença é imponente, mas as suas linhas limpas e fluidas, inspiradas na escola Bauhaus, fogem de qualquer ostentação. É a beleza da função e da proporção. Por dentro, o espaço é palaciano, especialmente nos lugares traseiros graças à sua longa distância entre eixos. Materiais nobres, ajustes perfeitos e uma atmosfera de luxo clássico acolhem-no numa cabine que é ao mesmo tempo um escritório de alta direção e um salão de primeira classe.

Tecnologia e características

Na sua época, o A8 era uma vitrine tecnológica. A sua maior proeza era o chassis 'Audi Space Frame' (ASF), construído inteiramente em alumínio para alcançar uma leveza e rigidez estrutural sem precedentes no seu segmento. Esta inovação, combinada com a tração integral quattro e um avançado esquema de suspensões de paralelogramo deformável, colocava-o na vanguarda. O motor com cinco válvulas por cilindro era outra demonstração da força de engenharia da Audi, procurando o máximo rendimento e eficiência possíveis para a época.

Concorrência

No olimpo das grandes berlinas de luxo, o Audi A8 L media forças com titãs do calibre do Mercedes-Benz Classe S e do BMW Série 7, as eternas referências do segmento. Também enfrentava a elegância britânica do Jaguar XJ e a fiabilidade e o conforto supremo do Lexus LS. Perante eles, o A8 jogava os seus trunfos: uma imagem mais discreta e tecnológica, e a vantagem inegável da tração integral quattro, que lhe conferia uma polivalência única.

Conclusão

O Audi A8 L 4.2 quattro é muito mais do que uma berlina de luxo em segunda mão; é um futuro clássico que encapsula uma era dourada do automobilismo. É a escolha para quem valoriza a substância sobre a aparência, a engenharia sobre o adorno. Oferece uma experiência de viagem imperial, combinando um conforto soberbo com um desempenho e uma segurança que ainda hoje surpreendem. Um carro que faz sentir que se pode atravessar um continente inteiro sem despentear o cabelo, com a máxima elegância e discrição.