Especificaciones y análisis del Alfa Romeo Spider
Potência
200CV
Torque
400Nm
Consumo
6.8l/100
Emissões
179g/km
0-100 km/h
8.4s
Vel. Máx.
228km/h
Peso
1735kg
Preço
41,400€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
2 / 2 portas
253 L
70 L
147 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Alfa Romeo Spider 2.4 JTDm 200 CV Selective (2007-2008)
Descrição geral
O Alfa Romeo Spider de 2006, na sua versão com o motor diesel 2.4 JTDm de 200 CV, representa uma aposta audaciosa e controversa da marca italiana. Unir a sensualidade de um descapotável puro-sangue com a força e o consumo contido de um motor diesel de cinco cilindros foi uma declaração de intenções, procurando conquistar corações que também pensavam com a cabeça.
Experiência de condução
Conduzir este Spider é uma experiência de contrastes. O impulso do motor de 200 CV e os seus 400 Nm de binário é imediato e contundente, oferecendo uma aceleração vigorosa que o cola ao assento. Embora o seu peso elevado de 1735 kg se faça sentir nas curvas mais apertadas, o chassis com suspensão de paralelogramo deformável confere-lhe uma compostura e estabilidade surpreendentes. O som do motor de 5 cilindros, grave e peculiar para um descapotável, acrescenta um caráter único, enquanto a condução a céu aberto intensifica cada sensação.
Design e estética
O design é, simplesmente, uma obra de arte assinada pela Pininfarina sobre a base do Brera de Giugiaro. Cada linha do Alfa Romeo Spider exala paixão e desportivismo italiano. A sua frente afilada com a icónica grelha triangular, os faróis triplos e uma traseira musculada e compacta criam uma silhueta que apaixona instantaneamente. É um carro que não só se conduz, admira-se. Mesmo parado, transmite uma sensação de movimento e elegância que poucos descapotáveis da sua época conseguiam igualar.
Tecnologia e características
Sob a sua carroçaria escultural, o Spider JTDm escondia tecnologia avançada para a sua época. O coração era o seu motor diesel de 5 cilindros com injeção direta common rail, turbo de geometria variável e intercooler, uma proeza de engenharia que alcançava um desempenho excecional com um consumo ajustado. O chassis não ficava atrás, com um sofisticado esquema de suspensões de paralelogramo deformável tanto à frente como atrás, uma solução que garantia um comportamento dinâmico de primeiro nível.
Concorrência
No exclusivo segmento dos descapotáveis de dois lugares, o Spider enfrentava titãs alemães como o Audi TT Roadster, o BMW Z4 e o Mercedes-Benz SLK. Enquanto os seus rivais apostavam quase exclusivamente em motores a gasolina, o Alfa Romeo jogava uma carta única e arriscada com este potente motor diesel. Oferecia um design com mais alma do que a fria perfeição germânica e um binário avassalador que lhe conferia uma personalidade diferente, embora sacrificasse alguma agilidade devido ao seu maior peso.
Conclusão
O Alfa Romeo Spider 2.4 JTDm é um carro para o 'Alfista' que não renuncia à razão. É a fusão improvável mas fascinante entre a beleza italiana, o prazer de conduzir a céu aberto e a eficiência de um motor diesel de alto desempenho. Não é o mais ágil nem o mais leve, mas o seu design intemporal, o seu tremendo impulso e o seu caráter inconfundível tornam-no uma peça especial e memorável. Uma corajosa declaração de que a paixão nem sempre está em conflito com um toque de pragmatismo.




