Alfa Romeo MiTo 1.3 JTDm 90 CV Distinctive (2008-2010)

2008
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Alfa Romeo MiTo - Vista 1
Alfa Romeo MiTo - Vista 2
Alfa Romeo MiTo - Vista 3
Alfa Romeo MiTo - Vista 4

Especificaciones y análisis del Alfa Romeo MiTo

Potência

90CV

Torque

200Nm

Consumo

4.5l/100

Emissões

119g/km

0-100 km/h

11.8s

Vel. Máx.

178km/h

Peso

1225kg

Preço

17,700

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

4 / 3 portas

Porta-malas

270 L

Tanque

45 L

Potência

66 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima90 CV / 66 kW
Torque máximo200 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque45 L
Porta-malas270 L

Análise detalhada do Alfa Romeo MiTo 1.3 JTDm 90 CV Distinctive (2008-2010)

Descrição geral

O Alfa Romeo MiTo surgiu em 2008 como uma lufada de ar fresco e paixão italiana no segmento dos utilitários. Com o seu nome a evocar as cidades de Milão e Turim, este pequeno Alfa prometia condensar a essência da marca num formato compacto e acessível. A versão 1.3 JTDm de 90 CV com o acabamento Distinctive procurava combinar o estilo inconfundível da Alfa com a eficiência e o binário de um motor diesel moderno, uma proposta audaciosa para os corações alfistas e para aqueles que procuravam mais do que um simples meio de transporte.

Experiência de condução

Conduzir o MiTo 1.3 JTDm é uma experiência de contrastes. Os 90 cavalos podem não impressionar no papel, mas os 200 Nm de binário fazem-se sentir desde baixas rotações, oferecendo uma resposta enérgica e competente para o dia a dia e ultrapassagens. Embora a sua aceleração de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos não seja fulgurante, a sensação ao volante é de agilidade e conexão. A caixa de velocidades manual de seis velocidades permite extrair o máximo do motor, e a direção, embora elétrica, transmite informação suficiente para sentir o carro como uma extensão das suas mãos. É um carro que convida a brincar em cada curva, lembrando que, apesar do seu motor diesel, tem um Alfa Romeo em mãos.

Design e estética

O design do MiTo é pura emoção italiana. A sua frente, dominada pelo icónico 'scudetto' da Alfa Romeo e por faróis em forma de lágrima, confere-lhe um olhar agressivo e sedutor. A linha lateral é compacta e musculosa, culminando numa traseira que presta homenagem ao supercarro 8C Competizione com os seus farolins traseiros redondos. É um carro que vira cabeças, uma pequena escultura rolante que se destaca da sobriedade dos seus concorrentes. Por dentro, o ambiente é desportivo, com um posto de condução baixo e orientado para o piloto. Embora alguns plásticos possam ser duros ao toque, o design geral e os detalhes como os mostradores do painel de instrumentos mergulham-no numa atmosfera única e passional.

Tecnologia e características

Apesar de ser um modelo de 2008, o MiTo incorporava soluções interessantes. O seu motor 1.3 JTDm já contava com injeção direta common rail e um turbo de geometria variável, tecnologias que otimizavam o desempenho e alcançavam um consumo combinado de apenas 4,5 l/100km. No entanto, a joia da coroa tecnológica era o sistema Alfa DNA. Este seletor permitia ao condutor escolher entre três modos de condução (Dynamic, Normal, All-Weather), alterando a resposta do motor, a assistência da direção e a intervenção dos controlos de estabilidade. Era uma forma de ter vários carros num só: um desportivo ágil no modo Dynamic e um companheiro dócil e seguro para o dia a dia no modo Normal.

Concorrência

No seu lançamento, o Alfa Romeo MiTo enfrentou rivais com muita personalidade. O seu concorrente mais direto era o MINI Cooper D, outro ícone de estilo com um foco na condução tipo 'go-kart'. Enquanto o MINI oferecia uma sensação mais crua e direta, o MiTo apostava num design mais fluido e numa paixão mais latina. Outros concorrentes como o Citroën DS3 também jogavam a carta da personalização e do design, enquanto o Audi A1 se posicionava como a opção mais sóbria, tecnológica e com uma qualidade de acabamentos superior. Perante eles, o MiTo defendia a sua posição com uma alma inconfundivelmente italiana e uma ligação emocional que poucos conseguiam igualar.

Conclusão

O Alfa Romeo MiTo 1.3 JTDm é um carro que se escolhe com o coração, mas que tenta justificar a decisão com a razão de um motor diesel eficiente. Não é o utilitário mais espaçoso nem o que tem os melhores acabamentos da sua classe, mas compensa largamente com um design que apaixona e um caráter dinâmico que arranca um sorriso. É a porta de entrada perfeita para o universo Alfa Romeo, um veículo que demonstra que a paixão pela condução e o estilo não são incompatíveis com um tamanho compacto e um consumo contido. Uma compra emocional, sim, mas daquelas de que dificilmente se arrepende.