Alfa Romeo GTV 2.0 TS Elegante · 150 CV (2003)

1998
Gasolina
FWD
Manual 5v
Alfa Romeo GTV - Vista 1
Alfa Romeo GTV - Vista 2
Alfa Romeo GTV - Vista 3
Alfa Romeo GTV - Vista 4

Especificaciones y análisis del Alfa Romeo GTV

Potência

150CV

Torque

181Nm

Consumo

9.2l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

8.5s

Vel. Máx.

215km/h

Peso

1520kg

Preço

28,000

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

4 / 2 portas

Porta-malas

110 L

Tanque

70 L

Potência

110 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima150 CV / 110 kW
Torque máximo181 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque70 L
Porta-malas110 L

Análise detalhada do Alfa Romeo GTV 2.0 TS Elegante · 150 CV (2003)

Descrição geral

O Alfa Romeo GTV não é simplesmente um carro, é uma declaração de princípios, a materialização do 'Cuore Sportivo' italiano. Nascido numa era onde o design e a paixão pela condução ainda ditavam as regras, este coupé representa uma forma de entender o automóvel que apela diretamente ao coração. Conduzir um GTV é conectar-se com um legado de desportivismo e beleza que só a Alfa Romeo sabe oferecer.

Experiência de condução

Ao volante, o GTV 2.0 Twin Spark é pura emoção. O seu motor de 150 cavalos canta com uma melodia mecânica viciante à medida que o ponteiro se aproxima das 6300 rotações. Cada mudança da sua precisa caixa manual de cinco velocidades é um convite para sentir a estrada. Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e um chassi ágil graças à sua elaborada suspensão traseira, o GTV não só se move, como dança nas curvas, oferecendo uma conexão direta e sem filtros entre o condutor, a máquina e o asfalto.

Design e estética

A carroçaria do Alfa Romeo GTV é uma obra de arte assinada pela tradição italiana. As suas linhas em forma de cunha, afiadas e musculosas, criam uma silhueta que desafia a passagem do tempo. A frente, com o icónico 'scudetto' e os quatro faróis sob uma mesma cobertura, confere-lhe um olhar agressivo e único. A traseira alta e truncada remata um conjunto que, mesmo décadas depois, continua a virar cabeças e a despertar admiração. É um design corajoso, coerente e profundamente emocional.

Tecnologia e características

A tecnologia do GTV não reside em ecrãs táteis nem em assistentes de condução, mas sim na sua brilhante engenharia mecânica. O coração do carro, o motor Twin Spark com dupla vela por cilindro e admissão variável, era uma solução avançada para otimizar o desempenho e a eficiência. O seu sofisticado esquema de suspensão traseira multibraços, pouco comum em carros da sua categoria, era a chave para o seu excecional comportamento dinâmico. É um carro que prioriza a tecnologia ao serviço das sensações puras de condução.

Concorrência

Na sua época, o Alfa Romeo GTV enfrentou rivais de grande calibre. O Fiat Coupé oferecia potências brutais nas suas versões turbo, enquanto o Peugeot 406 Coupé apresentava uma elegância mais burguesa, também com selo italiano no seu design. O Audi TT de primeira geração surgiu como um ícone de design e modernidade, e o BMW Série 3 Coupé era a referência pela sua tração traseira. Diante de todos eles, o GTV defendeu a sua posição com uma arma infalível: um caráter e uma alma inconfundivelmente latinos.

Conclusão

O Alfa Romeo GTV 2.0 TS é uma joia para puristas. É um carro que exige ser compreendido e cuidado, e que em troca recompensa com uma experiência de condução autêntica e visceral. Não é o mais prático nem o mais moderno, mas a sua beleza intemporal e o prazer que transmite ao conduzi-lo tornam-no uma escolha passional, um futuro clássico que encarna a essência de uma marca lendária. É, em suma, um carro para ser amado.