Alfa Romeo 156 1.9 JTD 150 CV Sport (2005)

2003
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Alfa Romeo 156 - Vista 1
Alfa Romeo 156 - Vista 2
Alfa Romeo 156 - Vista 3
Alfa Romeo 156 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Alfa Romeo 156

Potência

150CV

Torque

305Nm

Consumo

5.9l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

9.3s

Vel. Máx.

209km/h

Peso

-kg

Preço

28,574

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 4 portas

Porta-malas

378 L

Tanque

63 L

Potência

110 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima150 CV / 110 kW
Torque máximo305 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque63 L
Porta-malas378 L

Análise detalhada do Alfa Romeo 156 1.9 JTD 150 CV Sport (2005)

Descrição geral

O Alfa Romeo 156 é muito mais do que uma berlina; é um manifesto de estilo e paixão sobre rodas. Na sua versão de 2005, com o redesenho de Giugiaro, este ícone italiano combina a beleza intemporal com o coração de um motor JTD de 150 CV, demonstrando que o 'Cuore Sportivo' também pode bater com a eficiência e o impulso do diesel. É um carro que não só o transporta, mas também o emociona a cada quilómetro.

Experiência de condução

Estar ao volante do 156 é uma experiência visceral. O motor 1.9 JTD empurra com uma força contundente desde baixas rotações, graças aos seus 305 Nm de binário, convidando-o a engrenar mudanças com a sua precisa caixa manual de seis velocidades. Mas a verdadeira magia reside no seu chassis. A suspensão dianteira de paralelogramo deformável desenha as curvas com uma agilidade e precisão que apaixonam, comunicando cada detalhe da estrada. Não é o mais rápido em números puros, mas as sensações que transmite, o som do motor e a ligação com a máquina são puramente Alfa Romeo.

Design e estética

Desenhado para parar o tempo, o Alfa 156 é uma obra de arte. A pena de Giugiaro refinou as linhas mestras de Walter de Silva, criando uma frente mais agressiva e um olhar penetrante. O icónico 'scudetto' preside a uma silhueta que flui com elegância e desportivismo, com o genial truque dos puxadores traseiros ocultos que lhe conferem um perfil de coupé. Por dentro, o posto de condução abraça-o, com os mostradores embutidos em esferas e tudo orientado para o condutor, lembrando-lhe que aqui, o protagonista é o prazer de conduzir.

Tecnologia e características

A tecnologia do 156 foca-se na experiência de condução. A sua maior proeza é o motor 1.9 JTD Multijet, uma joia da engenharia diesel da sua época que oferecia 150 cavalos com um consumo combinado de apenas 5,9 litros. Esta mecânica, combinada com uma avançada suspensão dianteira de duplo triângulo, algo invulgar no seu segmento, e uma caixa manual de seis velocidades, formava um pacote tecnológico focado na dinâmica e na eficiência, mais do que nos gadgets de infoentretenimento.

Concorrência

No seu apogeu, o Alfa 156 enfrentou a todo-poderosa armada alemã. Rivais como o BMW Série 3, o Audi A4 ou o Mercedes-Benz Classe C dominavam o mercado com a sua qualidade de construção e imagem de marca. No entanto, o Alfa não competia no mesmo terreno. A sua arma secreta era a alma, um design que provocava suspiros e um comportamento dinâmico que apelava diretamente ao coração, oferecendo uma alternativa passional para quem procurava algo mais do que um simples meio de transporte.

Conclusão

O Alfa Romeo 156 1.9 JTD 150 CV é a prova de que um carro pode ter alma. É uma berlina que desafiou as convenções, unindo um design sublime com um motor diesel enérgico e um chassis excecional. Não é um carro perfeito, mas as suas imperfeições fazem parte do seu caráter. É uma escolha emocional, um pedaço da história do automobilismo italiano que continua a despertar paixões e a virar cabeças por onde passa. Um futuro clássico que representa a essência do 'Cuore Sportivo'.