Alfa Romeo 147 3.2 GTA Selespeed · 250 CV (2003-2005)

2001
Gasolina
FWD
Automático 6v
Alfa Romeo 147 - Vista 1
Alfa Romeo 147 - Vista 2
Alfa Romeo 147 - Vista 3
Alfa Romeo 147 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Alfa Romeo 147

Potência

250CV

Torque

300Nm

Consumo

12.1l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

6.3s

Vel. Máx.

250km/h

Peso

1435kg

Preço

33,807

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 3 portas

Porta-malas

280 L

Tanque

63 L

Potência

184 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima250 CV / 184 kW
Torque máximo300 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 6v

Capacidades

Tanque63 L
Porta-malas280 L

Análise detalhada do Alfa Romeo 147 3.2 GTA Selespeed · 250 CV (2003-2005)

Descrição geral

O Alfa Romeo 147 GTA não é apenas um carro, é uma declaração de princípios. A expressão máxima do 'Cuore Sportivo' da marca italiana, encapsulada na carroçaria de um compacto que se tornou uma lenda. Falar do GTA é falar de paixão, de um motor que é uma obra de arte e de um caráter que desafia a passagem do tempo. É o sonho de todo alfista tornado realidade, uma máquina projetada para emocionar.

Experiência de condução

Ligar o 147 GTA é despertar uma fera. O som do V6 Busso de 3.2 litros é uma sinfonia mecânica, um rugido gutural que arrepia a pele e promete emoções fortes. Com 250 cavalos descontrolados para o eixo dianteiro, cada aceleração é uma torrente de adrenalina. A direção é incrivelmente direta e comunicativa, fazendo-o sentir cada centímetro do asfalto. A caixa Selespeed, com as suas passagens de caixa firmes, adiciona um toque de drama a uma condução que é pura poesia em movimento.

Design e estética

O design do 147, já por si uma obra-prima de Walter de'Silva, atinge o seu zénite na versão GTA. Não é uma estética estridente, mas sim uma musculatura contida e elegante. As cavas das rodas alargadas, o para-choques dianteiro com as suas generosas entradas de ar e as icónicas jantes de 17 polegadas são um aviso do seu potencial. No interior, o ambiente é puramente desportivo. Os bancos de couro abraçam-no com firmeza e o velocímetro que marca até 300 km/h é uma declaração de intenções. É um carro que apaixona tanto parado como em movimento.

Tecnologia e características

No seu coração tecnológico bate o lendário motor V6 'Busso', uma joia da engenharia com bloco e cabeça de alumínio que representa o fim de uma era dourada para a Alfa Romeo. A transmissão Selespeed, uma caixa manual robotizada com patilhas no volante, oferecia uma experiência próxima da competição, embora exigisse alguma adaptação. O seu chassis, com uma sofisticada suspensão dianteira de paralelogramo deformável, foi afinado para oferecer um comportamento ágil e preciso. Não é um carro carregado de assistências modernas; a sua tecnologia está ao serviço da pureza da condução, não para a filtrar.

Concorrência

Na sua época, o 147 GTA enfrentou titãs como o Volkswagen Golf R32, que oferecia uma eficácia imbatível graças à sua tração integral, ou o primeiro Ford Focus RS, uma arma de circuito brutal e turboalimentada. Contra eles, o Alfa Romeo jogava a carta da paixão. Talvez não fosse o mais rápido num circuito, mas nenhum conseguia igualar o carisma do seu motor V6 atmosférico, a beleza das suas linhas nem a alma que transmitia em cada curva. Era a opção do coração, a escolha do purista que procura sensações acima dos números.

Conclusão

O Alfa Romeo 147 GTA é muito mais do que um simples compacto desportivo. É o canto do cisne de uma forma de entender o automóvel, o último Alfa Romeo a montar o icónico motor Busso em posição transversal. É um carro imperfeito, exigente com o seu condutor e com uma manutenção delicada, mas é precisamente nessas imperfeições que reside o seu encanto. Hoje é um carro de culto, uma peça de coleção que representa a essência mais pura do 'Cuore Sportivo' e um lembrete de que alguns carros são feitos com alma.