Abarth 500C 1.4 16v T-JET 135 CV (2012-2015)

2010
Gasolina
FWD
Manual 5v
Abarth 500 - Vista 1
Abarth 500 - Vista 2
Abarth 500 - Vista 3
Abarth 500 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Abarth 500

Potência

135CV

Torque

206Nm

Consumo

6.5l/100

Emissões

155g/km

0-100 km/h

7.9s

Vel. Máx.

205km/h

Peso

1160kg

Preço

20,450

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

4 / 3 portas

Porta-malas

185 L

Tanque

35 L

Potência

99 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima135 CV / 99 kW
Torque máximo206 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque35 L
Porta-malas185 L

Análise detalhada do Abarth 500C 1.4 16v T-JET 135 CV (2012-2015)

Descrição geral

O Abarth 500C é a encarnação do veneno do escorpião num frasco pequeno e descapotável. Não é apenas um carro, é uma declaração de intenções, uma ode à condução pura e ao estilo italiano mais audacioso. Herdeiro da gloriosa tradição da Abarth, este pequeno desportivo pega na icónica silhueta do Fiat 500 e transforma-a numa máquina de sensações, agora com o céu como teto.

Experiência de condução

Estar ao volante do 500C é uma experiência visceral. O motor 1.4 T-JET de 135 cavalos empurra com uma fúria inesperada para o seu tamanho, catapultando-o de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos. Cada aceleração é acompanhada pelo viciante pipocar do seu escape, uma sinfonia que se amplifica ao deslizar a sua capota de lona. O seu chassis rígido e a sua curta distância entre eixos tornam-no num brinquedo ágil e reativo em estradas sinuosas, transmitindo cada detalhe do asfalto diretamente para as suas mãos. É um carro que pede para ser conduzido, que o envolve e o faz sorrir em cada viagem.

Design e estética

O seu design é puro carisma italiano com um toque de agressividade. Mantém as linhas retro e encantadoras do Fiat 500, mas os para-choques alargados, as jantes de 16 polegadas e os omnipresentes logótipos do escorpião não deixam margem para dúvidas: este é um Abarth. A solução do teto de lona retrátil é engenhosa, pois oferece a liberdade de um descapotável sem sacrificar a silhueta nem a rigidez estrutural do carro. Por dentro, os bancos desportivos e o manómetro do turbo recordam-lhe constantemente que não está num utilitário qualquer.

Tecnologia e características

A tecnologia no Abarth 500C está ao serviço da desportividade, não do conforto supérfluo. O coração é o seu motor turboalimentado, uma joia da engenharia. A isto soma-se o sistema TTC (Torque Transfer Control), que atua como um diferencial autoblocante eletrónico para melhorar a tração à saída das curvas e permitir-lhe extrair todo o potencial do chassis. A direção assistida elétrica conta com um modo 'Sport' que a endurece para um toque mais direto. É tecnologia analógica num mundo digital, focada na pura emoção de conduzir.

Concorrência

Na sua época, poucos carros conseguiam igualar a sua combinação de tamanho, desempenho e caráter a céu aberto. O seu arqui-inimigo natural sempre foi o MINI Cooper S Cabrio, outro ícone de estilo com um foco semelhante na diversão ao volante, embora com um toque talvez mais refinado e um preço superior. Outros pequenos desportivos como o Ford Fiesta ST ou o Citroën DS3 podiam competir em desempenho, mas nenhum oferecia a experiência descapotável nem o inconfundível sabor italiano do pequeno escorpião.

Conclusão

O Abarth 500C é uma compra puramente passional. É um carro imperfeito se o julgar com a razão: a sua bagageira é minúscula e os seus lugares traseiros são simbólicos. Mas se o que procura é uma injeção diária de adrenalina, um objeto de design que vira cabeças e o prazer de conduzir a céu aberto com uma banda sonora espetacular, é simplesmente insuperável. É um capricho maravilhoso, um antídoto contra o tédio automobilístico que o recompensa com um sorriso cada vez que o conduz.