Especificaciones y análisis del Abarth 500
Potência
155CV
Torque
235Nm
Consumo
18l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
7s
Vel. Máx.
155km/h
Peso
-kg
Preço
43,000€
Resumo técnico
Eléctrico
Automático 1v
FWD
4 / 3 portas
185 L
- L
114 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Abarth 500e Scorpionissima · 155 CV (2023)
Descrição geral
O Abarth 500e representa um antes e um depois na história do escorpião. É a resposta audaciosa e eletrizante a uma pergunta que pairava no ar: pode um Abarth ser elétrico e manter a sua alma? Esta versão Scorpionissima, uma edição de lançamento carregada de exclusividade, não só aceita o desafio, como o redefine, prometendo uma nova era de diversão e desempenho puros, agora num silêncio que ruge de outra forma.
Experiência de condução
Assumir o volante do 500e é descobrir uma nova dimensão do veneno Abarth. A resposta é instantânea, um chicote de 235 Nm que te cola ao assento e te catapulta de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos. É uma agilidade felina, uma capacidade de serpentear pela cidade e devorar curvas com uma precisão viciante, graças a um chassis bem afinado e um centro de gravidade baixo. E para os nostálgicos, a Abarth criou um gerador de som que emula o rugido dos seus irmãos a gasolina, uma experiência sonora que, embora artificial, procura conectar o coração com a nova era elétrica.
Design e estética
Visualmente, o Abarth 500e é uma declaração de intenções. Não é um Fiat 500 elétrico qualquer; é uma fera urbana vestida para a ocasião. A sua carroçaria, rebaixada e alargada, é adornada com para-choques específicos, saias proeminentes e um difusor traseiro que grita desportividade. As jantes de 18 polegadas preenchem as cavas das rodas com uma força espetacular, enquanto os logótipos do escorpião e os detalhes em contraste rematam um conjunto que irradia caráter e exclusividade por todos os poros. É um design que não pede licença, simplesmente impõe a sua presença.
Tecnologia e características
Sob a sua pele de desportivo de bolso esconde-se uma avançada tecnologia elétrica. O seu motor de 155 CV é alimentado por uma bateria de 42.2 kWh, oferecendo uma autonomia WLTP de 250 quilómetros, ideal para explorar a cidade e escapadelas próximas. A capacidade de carregamento rápido de até 85 kW em corrente contínua é um grande aliado, permitindo recuperar de 10 a 80% da bateria em cerca de 35 minutos. No interior, o sistema de infoentretenimento Uconnect com ecrã de 10.25 polegadas e um painel de instrumentos digital específico da Abarth mantêm-te conectado e no controlo de toda a informação vital do veículo.
Concorrência
No nicho exclusivo dos citadinos elétricos com aspirações desportivas, o Abarth 500e encontra o seu principal adversário no MINI Cooper SE. O britânico oferece uma sensação de condução tipo 'kart' muito característica e um design icónico, mas o italiano contra-ataca com uma estética mais agressiva, uma aceleração ligeiramente superior e aquele toque de exclusividade e paixão que só a Abarth sabe imprimir. Outros modelos como o Cupra Born jogam numa liga ligeiramente superior em tamanho, mas partilham a filosofia de combinar a eletrificação com um caráter dinâmico.
Conclusão
O Abarth 500e é muito mais do que o primeiro elétrico da marca; é a prova de que a diversão, o caráter e a emoção podem sobreviver e prosperar na era dos volts. É um carro de capricho, uma joia de design e desempenho que te arranca um sorriso em cada semáforo e em cada curva. O seu preço é elevado e a sua autonomia limitada focam-no para um uso muito específico, mas para quem procura um brinquedo urbano com uma alma inconfundível e o selo ZERO, o escorpião elétrico pica mais forte e de uma forma mais surpreendente do que nunca.




